Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer aprender como limpar carros por dentro e por fora? Veja o passo a passo definitivo
Meu Lar 23/01/2020

Quer aprender como limpar carros por dentro e por fora? Veja o passo a passo definitivo

Limpar o automóvel por dentro e por fora não é uma tarefa simples! Exige esforço, artimanhas e truques específicos para cada região do veículo e vários produtos de limpeza. Para não se perder no meio dessa longa faxina, nós preparamos um passo a passo definitivo de como limpar corretamente todas as partes do carro. Confira!

Passo 1: Faça uma checklist dos produtos de limpeza necessários

Fazer a limpeza da casa é fácil: você provavelmente já sabe quais são os produtos necessários e não precisa descer com todo o material para a garagem. Que tal, então, montar um checklist com os itens essenciais que você não pode esquecer? Assim, você não precisa ficar andando atrás do que falta e consegue poupar um tempo significativo. Anota aí:

1. Escova de cerdas macias;

2. Limpa vidros;

3. Papel toalha;

4. Panos ou flanelas secas;

5. Detergente neutro;

6. Desinfetante sem cloro;

7. Aspirador de pó;

8. Dois baldes (um com água e outro vazio);

9. Vassoura;

10. Bicarbonato de sódio;

11. Borrifador de água (ou um frasco spray);

12. Produto especializado para a limpeza de carpete.

Passo 2: Inicie a limpeza do carro pelo teto

Para os que não fazem a menor ideia de por onde começar, aqui vai uma dica de ouro: inicie pelo teto! Normalmente ele é um dos cantinhos mais esquecidos da limpeza, mas que ainda assim merece a sua atenção. Então, não vai cometer o mesmo erro com o carro né?

O passo a passo é bem simples. Primeiro, se livre do excesso de poeira com a ajuda de um aspirador de pó – passe o aparelho por toda a extensão do teto e, para agilizar, já separe o próximo item que você deve utilizar.

Em seguida, encha um balde de água, acrescente um pouco de desinfetante sem cloro e detergente neutro e misture tudo. Com a escova de cerdas macias, aplique a mistura sobre o teto realizando movimentos circulares até que se forme uma espuma.

Escove bem todas as suas partes e, por fim, passe um pano umedecido para retirar a espuma e os produtos. Para garantir que o teto fique devidamente seco, abra todas as portas do carro e realize a última etapa da mesma forma, mas com um pano ou uma flanela seca.

Passo 3: O estofado deve ser limpo de maneira similar ao teto

Para limpar bem o estofado – que abrange uma área ainda maior do interior do veículo – comece aspirando o grosso da sujeira – poeira, restos de alimentos e todo o tipo de lixo mais visível. Depois, com a ajuda de um borrifador, aplique a solução de detergente + desinfetante, esfregue com a escova macia e, quando formar a mesma espuma, retire o produto com um pano seco.

Obs.: Tome muito cuidado ao utilizar o borrifador! O material do estofado (geralmente feito de espuma) absorve com facilidade qualquer tipo de líquido. Então, aplique somente o necessário para a limpeza. E se o seu estofado for de couro, utilize apenas um pano úmido com detergente neutro, para não manchar.

Dica: Da mesma forma que o tópico anterior, mantenha as portas do carro abertas para que o material fique completamente seco.

Passo 4: Higienize o carpete por completo

Agora que você já lidou com o teto e com o estofado, nada mais justo do que limpar o local que concentra boa parte da sujeira do veículo: o carpete.

Para início de conversa, retire todos os tapetes do carro e limpe-os primeiro! Tudo o que você precisa é sacudir o excesso de poeira, preparar uma mistura de bicarbonato de sódio (o nosso grande aliado da lavanderia) + detergente e, depois de aguardar 5 minutos – para que os produtos agreguem bem -, aplicar sobre o tapete. Com ajuda de uma vassoura, esfregue o plástico completamente e, por fim, lave-o com água.

Para limpar o carpete, aspire todas partes que faltam do piso do veículo. Lembre-se da região abaixo dos pedais e dos bancos! Se possível, verifique logo depois de retirar o tapete se não há algum papel, moeda ou similares perdidos pelo carro.

Quando acabar a primeira etapa, pegue o produto especializado para a limpeza de carpetes, passe-o pelo carpete com a escova e deixe-o agir por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, retire a substância com um pano úmido e, posteriormente, seque o carpete o máximo possível com um pano seco.

Obs.: Caso você não tenha o produto específico para carpetes, fique tranquilo. Com um pouco de detergente ou sabão neutro e água é possível obter o mesmo resultado!

Passo 5: Não se esqueça do painel de controle do motorista e dos vidros

Finalmente, chegamos na última etapa do interior do carro: o painel de controle e os vidros! Para higienizá-los, basta passar uma flanela levemente umedecida (junto com um pouquinho de detergente) por todas as partes do painel – isso inclui volante, câmbio (ou embreagem), botões de controle e todo o restante.

Obs.: É importante que a flanela esteja somente úmida para que a parte elétrica não seja afetada. Vale mencionar também que muitas pessoas aplicam um pouco de silicone sobre as partes de plástico do painel para evitar seu o ressecamento. Caso você tenha esse produto em casa, utilize-o com moderação!

Depois dessa primeira parte, limpe os vidros pela parte de dentro com um limpa-vidros e, finalmente, seque-os com algumas folhas de papel toalha.

Dica: Após o passo 4, limpe o porta-malas da mesma forma que o carpete!

Passo 6: Finalize o passo a passo com a limpeza exterior do carro – ou seja, retrovisores, vidros externos e a lataria do veículo em si

Com um shampoo específico para carros, enxágue todas as partes da lataria. Em seguida, limpe os vidros externos da mesma forma que o passo 4 e higienize os retrovisores, para-brisas lanternas e faróis apenas com um pano úmido + detergente líquido. Por fim, com a ajuda de um balde de água ou de uma torneira, lave os 4 pneus. Agora é só esperar o carro secar naturalmente.