Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer aprender como limpar cama para cachorro? Siga o nosso simples passo a passo
Cuide Bem 10/02/2020

Quer aprender como limpar cama para cachorro? Siga o nosso simples passo a passo

Limpar a cama do pet é essencial para manter a higienização da casa. Assim como a nossa cama, ela está suscetível à proliferação de ácaros, acúmulo de poeira, sujeiras e outras coisas mais que a gente já conhece bem. Fora que o seu dog também merece dormir numa cama limpinha né? Por isso, nós elaboramos um passo a passo bem simples pra te ajudar nessa tarefa – o ideal é que você inclua essa limpeza como parte da faxina regular da casa (não precisa ser sempre, mas de tempos em tempos já vai fazer uma boa diferença). Dá uma olhada nas dicas!

1. Primeiro, separe as peças da cama

O primeiro passo é o mais simples de todos. Basicamente, se a caminha do seu cachorro tiver um travesseiro avulso, separe-o. E se ela for dividida em colchão/ capa e espuma (normalmente protegida por um zíper ou um velcro na parte de dentro), também separe as duas partes. Você vai lavá-las individualmente no próximo passo!

2. Remova os pelos do colchão (ou da capa)

Colchão

Para retirar os pelos que acabam ficando presos no colchão, aspire a caminha do cachorro. Utilizar o aspirador de pó facilita muito a vida e, com certeza, ele conseguirá resolver boa parte do problema! Se isso não funcionar, utilize uma fita adesiva grossa para “grudar” os pelos no tecido.

Capa

Se a cama do seu dog for basicamente um travesseiro (ou espuma) envolvido por uma capa, coloque esse forro na máquina de lavar com um sabão em pó neutro ou lave-o no tanque com detergente líquido suave.

Obs.: Evite utilizar amaciantes ou qualquer outro tipo de sabão que não seja o mais neutro possível – isso pode causar alergias no seu pet.

3. Cuide das manchas com vinagre, bicarbonato de sódio e água oxigenada

Se qualquer uma das duas partes anteriores estiver com manchinhas de xixi ou afins e você não tiver um tira manchas em mãos, faça uma solução (em partes iguais) de vinagre com água e aplique cuidadosamente sobre as manchas com uma esponja. Nessa primeira etapa, espere 3 minutinhos para que as substâncias surtam efeito.

Depois, espalhe uma boa quantidade de bicarbonato de sódio sobre o local afetado e aguarde mais alguns minutos até que a solução esteja completamente seca. A última etapa trata-se de limpar a região com um pano umedecido e verificar se a mancha saiu por completo.

Se ainda houver qualquer resquício de xixi, faça o uso da água oxigenada. É só aplicá-la sobre a região realizando movimentos circulares e checar o resultado. Só não se esqueça que ela pode manchar o tecido, então muito cuidado ao decidir aplicar essa técnica!

4. Lave a espuma (ou o travesseiro) com sabão neutro e água morna

Espuma

A espuma é uma das peças mais delicadas da cama. Por isso, para lavá-la coloque-a dentro de um balde com água morna e detergente, enxágue-a algumas vezes e, por fim, esprema o excesso.

Travesseiro

Para lavar o travesseiro à mão, utilize uma escova de cerdas macias e um balde com água + detergente líquido e neutro. Caso seja possível colocá-lo na máquina de lavar (dê uma olhada nas recomendações da etiqueta), opte apenas pelo sabão em pó.

5. Deixe secar naturalmente no varal

Essa é a dica mais importante do passo a passo: todas as partes da cama do seu dog devem secar naturalmente em um local com pouca umidade e, de preferência, no sol. Sendo assim, utilize o varal a seu favor e evite a secadora para não danificar o material.

Veja mais