Pets

Produtos de limpeza para quem tem pets: quais os melhores e quais devem ser evitados?

O mais indicado é que você use apenas sabão e detergente neutro para lavar os pisos da área em que o pet circula
O mais indicado é que você use apenas sabão e detergente neutro para lavar os pisos da área em que o pet circula

Muita gente não sabe, mas existem alguns produtos de limpeza que costumam fazer mal aos pets e, por isso, devem ser evitados no dia a dia. Substâncias como cloro e alguns ácidos, em especial, podem causar alergias e até feridas nos bichinhos. Complicado, né? Por isso, é muito importante tomar cuidado com tudo que você usa durante a faxina (principalmente quando se trata da limpeza dos pisos). Para que você não corra o risco de errar nesse quesito, nós fizemos uma lista com os produtos de limpeza que podem - e também os que não podem - ser usados na limpeza da casa com pet, seja ele cão ou gato. Confira!

Álcool, detergente e sabão neutros podem ser usados tranquilamente na limpeza

Como os animais têm um olfato muito apurado, eles acabam sendo mais sensíveis a cheiros muito fortes (como produtos perfumados). Por isso, a nossa principal dica é tentar sempre evitar substâncias que deixam um odor muito forte no ambiente, como aromatizadores ou limpadores com aromas específicos.

O álcool, por exemplo, é um dos produtos mais indicados para limpar ambientes em que os pets transitam. Essa substância consegue higienizar bem, é volátil (ou seja, evapora rápido) e não deixa um cheiro forte no local. O mesmo serve para o sabão neutro, que não tem nenhuma substância maléfica aos animais e também não deixa o ambiente muito aromatizado.

Para lavar pisos da área externa de casa (onde muitos cães costumam ficar), a nossa sugestão é fazer uma solução com água e detergente neutro. Esse produto consegue remover bem as gorduras e sujeiras impregnadas no piso, fora que não deixa um cheiro muito forte na superfície. A nossa dica é que você esfregue bem o chão com essa solução e o auxílio de uma escova própria para lavagem.

Evite produtos com cloro, amônia e ácidos de uma forma geral (como sulfúrico, clorídrico e fosfórico)

O segredo para evitar produtos de limpeza que façam mal aos pets é sempre olhar os rótulos das embalagens. Substâncias como o cloro, amônia e ácidos de uma forma geral (clorídrico, sulfúrico e fosfórico) podem acabar causando alergias ou até mesmo feridas na pele do animal. Por isso, o ideal é deixar esse tipo de produto sempre longe!

Água sanitária e alguns tipos de alvejante têm uma concentração muito alta de cloro e, por isso, não devem ser usados nos locais em que o pet costuma transitar. Lembre-se: o segredo é sempre checar as informações da embalagem para não correr o risco de usar produtos que sejam prejudiciais para os animais.

Matérias: Pets

Ver mais