Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a limpar aspirador de pó e dê adeus de vez à sujeira
Meu Lar 28/03/2019

Aprenda a limpar aspirador de pó e dê adeus de vez à sujeira

O aspirador de pó é ótimo para fazer faxina em casa: ajuda a remover poeiras dos pisos, tapetes, paredes e até mesmo de estofados (sofás e poltronas, por exemplo). Mas muita gente acaba esquecendo que ele também precisa ser limpo com certa frequência – desde os filtros, mangueiras e canos até o saco coletor. Para te ensinar a fazer uma limpeza geral no aspirador de pó (e se livrar das poeiras e ácaros), nós separamos um tutorial bem simples. Dá uma conferida!

Comece lavando a mangueira de sucção e os canos

Quando se trata de limpar o aspirador de pó, a primeira coisa que você deve fazer é separar a mangueira de sucção e os canos, que são feitos de plástico. Todas essas peças costumam acumular muita poeira e, por isso, precisam ser limpas com maior capricho.

Uma boa dica é realizar uma lavagem profunda com água e sabão. Use uma esponja para esfregar bem a parte corrugada da mangueira e a parte externa dos canos. Além disso, você também pode usar uma mangueira de jardim para jogar água dentro dessas peças. Essa etapa é realmente importante para evitar entupimentos e acúmulos de poeira nos canos e na mangueira do aspirador. Depois de lavar essas peças com água e sabão, deixe-as ao ar livre para que fiquem bem secas. Antes de voltar a usá-las, certifique-se de que a parte interna dos canos esteja sem umidade.

Obs.: Você também pode lavar essas peças no tanque da área de serviço. No entanto, quando lavamos com a mangueira de jardim, que tem jatos mais fortes, fica mais fácil de remover as possíveis obstruções (geralmente formadas por emaranhados de cabelos e outras sujeiras) presentes nos canos e na mangueira.

Lave o saco coletor a cada 15 dias

Também será necessário lavar o saco coletor – feito de pano, ele armazena toda a poeira e fica localizado dentro do aspirador. A principal dica para mantê-lo limpo é nunca deixar acumular poeira. Ou seja, sempre que terminar de usar o aspirador, você deve remover o saco e jogar fora todo o pó e sujeiras acumulados na limpeza. Assim, você não guarda nenhuma poeira dentro do aparelho.

Além disso, pelo menos uma vez a cada 15 dias, também é importante fazer uma lavagem mais caprichada do saco coletor. Neste caso, você só precisa lavá-lo com água e sabão, esfregando com as mãos para remover bem todas as sujeiras. Depois de lavar, deixe o saco coletor secando ao sol e só encaixe-o de novo na câmara do aspirador quando ele já estiver seco.

Vale lembrar que nem todos os aspiradores de pó possuem um saco coletor – alguns vêm com uma vasilha de plástico que pode (ou não) ser removida da estrutura. Caso ela seja removível, você pode lavá-la também como água e sabão. Mas caso ela seja fixa na estrutura, o indicado é apenas passar um pano levemente umedecido para retirar bem a poeira.

Limpe os filtros com uma escovinha ou pano

Outro ponto importante é lembrar de limpar os filtros do aspirador de pó. Os que protegem o motor, em especial, não podem ser lavados com água – apenas limpos com uma escovinha ou pano. A estrutura do aspirador em si, inclusive, também não pode ser molhada em hipótese alguma. O ideal é que você use apenas um pano seco ou levemente umedecido para retirar a poeira do interior da câmara (onde fica o saco coletor) e do resto do aparelho.

A maioria dos aspiradores também possui uma pecinha com cerdas macias, que serve para limpar pisos e superfícies mais sensíveis. Essa peça fica encaixada na extremidade do cano e também deve ser limpa com frequência. Isso porque ela costuma acumular cabelos e sujeiras. Para limpá-la, use um pente com dentes largos, que deve ser destinado apenas para isso.

Obs.: Lembre-se também de guardar o aspirador de pó sempre em um local bem limpo e seco. Por ser um equipamento elétrico, ele deve ser conservado com mais cuidado (você pode guardá-lo em uma bolsa própria, por exemplo) e também limpo uma vez por mês, de preferência.