Alimentação

Os truques de como dessalgar carne-seca

Para dessalgar a carne-seca com rapidez, uma boa dica é cortá-la em cubinhos e acrescentar um pouco de sal
Para dessalgar a carne-seca com rapidez, uma boa dica é cortá-la em cubinhos e acrescentar um pouco de sal

A carne-seca é um ingrediente tão popular na culinária brasileira que costuma estar presente em diversos pratos típicos do país - principalmente os do Nordeste, como é o caso do arroz carreteiro. Mas para prepará-la da maneira certa e deixar a carne suculenta, é preciso aprender como dessalgá-la. Por isso, nós separamos alguns truques caseiros de como tirar o sal da carne-seca. Dá uma conferida!

Dica de como dessalgar carne-seca rápido

O método tradicional para dessalgar a carne-seca consiste em deixá-la de molho num recipiente com água por aproximadamente 24 horas. Mas se você não tiver todo esse tempo ou quiser agilizar a sua vida na cozinha, existe uma maneira rápida e fácil de tirar o sal da carne.

Primeiro, você deve limpar e cortar a carne-seca em pedaços pequenos (de mais ou menos 7 cm ou 8 cm) para dessalgá-la sem eliminar o sal por completo. Uma boa dica, nesse caso, é comprar a carne já cortadinha em cubos (isso vai facilitar ainda mais a sua vida).

Feito isso, coloque a carne-seca em uma panela normal, cubra com água e deixe cozinhar por cerca de 10 minutinhos. Depois, troque a água da panela e cozinhe por mais 5 a 10 minutos. O truque, nesse caso, é repetir o processo até que o sal esteja esteja no ponto certo para consumo (para isso, basta trocar a água e ir provando aos poucos).

Tem como dessalgar carne-seca com sal?

Pode parecer bem contraditório, mas você sabia que outra maneira de dessalgar a carne-seca é colocando um pouco de sal? Sim! Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo. 

Feito isso, ligue o fogo alto e deixe ferver até começar a formar uma espuma branca na água. Depois, desligue, tire essa espuma com a ajuda de uma colher e deixe ferver por mais alguns minutos. Por fim, é só escorrer a água da panela e preparar a carne-seca na panela de pressão, para então desfiar e colocá-la na feijoada, no arroz ou em qualquer outra receita.

Obs.: Lembrando que nesse processo a carne também deve estar cortada em pedaços de 7 cm a 8 cm!

Como dessalgar carne-seca com leite?

Sabia que também é possível tirar o sal da carne-seca com leite? Para fazer isso, basta colocá-la em uma panela com bastante água, acrescentar 1 copo cheio de leite frio ou em temperatura ambiente e levar para ferver a fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, é só escorrer a água, lavar a carne com uma outra água limpa e prepará-la normalmente.

Matérias: Alimentação

Ver mais