Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os cuidados que você tem que ter na cozinha para evitar acidentes
Meu Lar 11/03/2019

Os cuidados que você tem que ter na cozinha para evitar acidentes

Quem tem o hábito de cozinhar, com certeza já sofreu algum acidente (mesmo que pequeno) na cozinha… algum corte mínimo no dedo, copo ou prato de vidro quebrados ou até mesmo uma queimadura de leve na mão. Afinal, esse é o cômodo onde todos os acidentes podem acontecer, né? Então todo cuidado é pouco! Para que você se mantenha sempre atento, nós listamos alguns cuidados importantes para evitar acidentes. Dá uma conferida!

1. Não deixe o pano de prato em cima da panela com o fogo ligado

Um dos truques mais importantes é nunca deixar o pano de prato em cima da panela – ou até mesmo usá-lo rapidamente para remover a tampa. Isso porque ele pode facilmente pegar fogo quando em contato com as chamas do fogão e, nesse caso, você vai ter que lidar com um mini-incêndio na cozinha. Panos de prato devem ser usados apenas para secar as louças, as mãos, a bancada e devem ficar sempre longe do fogão – principalmente quando ele estiver ligado.

2. Deixe os cabos das panelas virados para dentro do fogão

Outra dica muito importante é deixar os cabos das panelas sempre virados para dentro do fogão. Assim você evita acidentes, já que, quando o cabo fica voltado para fora, corre o risco de esbarrar nele sem querer e o conteúdo da panela virar todo em você. No caso das frigideiras (em que os cabos são mais longos) o perigo é ainda maior. Então tome cuidado nesse sentido – principalmente se você tiver crianças ou pets em casa.

3. Preste atenção na panela de pressão

Usar panela de pressão não é tão difícil quanto parece – e olha que tem gente que não gosta nem de chegar perto de uma, já que existe esse medo de ela explodir durante o cozimento. É realmente importante tomar os devidos cuidados com esse tipo de panela, mas fazendo tudo da maneira correta não tem o que temer! O ideal é sempre conferir a válvula e lembrar que você só pode abrir a panela quando não estiver mais saindo pressão. Além disso, depois de colocar a panela no fogo, caso o vapor demore mais de 10 minutos para sair, é preciso tomar um cuidado extra e tirá-la do fogão. Isso porque é possível que haja algum probleminha na válvula.

4. Use luvas de borracha para abrir o forno

Ok, essa dica aqui todo mundo já deve estar cansado de saber: para pegar panelas ou travessas quentes, é fundamental usar uma luva de silicone ou borracha protetora. Assim, você não corre o risco de queimar os dedos e nem de deixar o recipiente escorregar das mãos. Vale lembrar que não é recomendável usar o pano de prato para substituir as luvas, porque além de mais escorregadios eles pegam fogo com facilidade.

5. Use aventais de algodão, e nunca de plástico

Outro ponto importante é que você deve sempre procurar usar aventais de algodão. Isso porque caso você derrame algo quente (água, óleo, café etc.), o tecido não irá grudar na sua pele – o que geralmente ocorre com os aventais de plástico. Além disso, os aventais de algodão são mais leves e também protegem bem a pele contra sujeiras e possíveis respingos de óleo durante as frituras, por exemplo.

6. Não coloque qualquer pote no micro-ondas

Na hora de colocar a comida para esquentar no micro-ondas, você também deve prestar atenção no material do pote. Vasilhas de metal, por exemplo, nunca podem ser esquentadas dessa forma – isso porque o material pode ser danificado ou até mesmo incendiado quando colocado dentro do micro-ondas. O mesmo serve para alguns tipos de plástico (que podem derreter devido ao calor do micro-ondas). O ideal é sempre conferir essa informação no rótulo do recipiente.

7. Use a faca sempre virada para o lado contrário ao do seu corpo

Para evitar acidentes graves com a faca, você também deve saber cortar os alimentos de forma mais segura. O ideal, por exemplo, é sempre usar uma tábua (seja ela de madeira ou plástico) para garantir firmeza no corte. Além disso, a faca deve estar sempre voltada para o lado oposto ao do seu corpo, nunca com a ponta virada para você. Assim, caso ela escorregue da sua mão, não corre o risco de você se cortar.

8. Para quem tem pets em casa, é importante deixar a tampa do fogão sempre abaixada

Uma dica extra para quem tem pets (principalmente gatos ou calopsitas) em casa: deixe sempre a tampa do fogão abaixada, de modo que as bocas fiquem protegidas. Isso porque os felinos têm esse costume de escalar a bancada, o fogão e diferentes superfícies da casa – e aves nem precisa falar, né? Por isso, é importante que eles não tenham acesso a áreas de risco (principalmente as bocas do fogão). Fica a dica!