Limpeza

4 cuidados com o pano de prato que você deve ter e não sabe

Não use um mesmo pano de prato para secar a louça e as mãos
Não use um mesmo pano de prato para secar a louça e as mãos

Um dos principais acessórios da cozinha de qualquer casa é o famoso pano de prato. Mas e quando começa a ficar amarelado ou se rasga, ele pode mais atrapalhar do que ajudar na limpeza dos utensílios. Por estar quase sempre úmido e reter muita gordura por conta do manuseio, o produto muitas vezes serve apenas como uma área de proliferação de bactérias e fungos, o que pode, inclusive, afetar sua saúde. É hora de se precaver desses malefícios e manter, ao mesmo tempo, o paninho sempre limpo. Quer saber como? Então se liga nas nossas 4 dicas:

1. Tenha mais de um pano de prato e estabeleça funções para cada um deles

É muito comum encontrar por aí uma grande variedade de paninhos à venda. O ideal mesmo é ter pelo menos três disponíveis na cozinha: um para secar as mãos e para segurar as panelas que estiverem muito quentes, outro para secar a louça e por fim um último para secar a bancada e a pia. Muitas pessoas, porém, preferem descartar esse terceiro tipo, apenas porque é mais prático adquirir um rodo de pia. Caso você ainda prefira o tradicional pano, escolha os mais grossos para essa finalidade e os mais felpudos para as mãos. Você pode também sinalizar as funções fazendo um pequeno bordado no canto do pano ou prendendo uma fitinha neles.

2. Lave os panos de prato isoladamente

Não cometa o erro comum de lavar os panos de prato com toalhas da casa. As toalhas de banho não devem ser jogadas na máquina com nenhuma outra peça, exatamente como deve ser feito com os panos de prato. É comum que as pessoas misturem os paninhos de cozinha com os panos de chão, por exemplo, mas isso deve ser evitado a todo custo. Tente manter esses itens em lavagens isoladas para evitar a propagação de bactérias.

3. Tenha mais de um e faça a troca com frequência

Muita gente se pergunta de quanto em quanto tempo é necessário trocar os panos de prato. O mais indicado, na maioria dos casos, é que essa troca seja feita diariamente, embora a frequência costume variar de acordo com o uso. De modo geral, você pegar um novo da gaveta todos os dias pela manhã. Caso você já esteja usando panos separados para cada função, experimente utilizar cores diferentes para que não haja confusão entre os paninhos. No final da semana, é só juntar todos os panos de prato usados na semana e lavá-los juntos. Mas não se esqueça de mantê-los em um cesto à parte, tudo bem?

4. É possível tirar manchas do pano de prato usando o micro-ondas

Dá para lavar os panos de prato diretamente no micro-ondas! Legal, né? Para fazer isso, basta molhar completamente o objeto e, após espremer o excesso de água, passar sabão de coco em barra por toda a extensão do tecido. Depois, coloque o pano em uma sacola plástica e feche. Tenha a certeza de que, apesar do nó, ainda haja alguma entrada de oxigênio, tudo bem?

Agora é só deixar o pacote improvisado no micro-ondas por três minutos - só não coloque na potência máxima para evitar que o plástico derreta. Na hora de retirar, use luvas para que não haja acidentes. Pegue o pano de prato e lave normalmente. Você vai ver que o resultado será muito melhor! Caso você queira retirar também os amarelados, basta acrescentar sabão em pó e um pouquinho de água sanitária (caso o tecido seja branco). Deixe fazer muita espuma antes de colocar no saquinho e no micro-ondas e pronto!

Matérias: Limpeza

Ver mais