Alimentação

Os alimentos que você deve evitar esquentar no micro-ondas

Alimentos como ovos e uvas podem explodir no micro-ondas, e por isso é preciso tomar cuidado com o que colocamos para esquentar no eletrodoméstico
Alimentos como ovos e uvas podem explodir no micro-ondas, e por isso é preciso tomar cuidado com o que colocamos para esquentar no eletrodoméstico

Esquentar a comida no micro-ondas é um hábito que quase todo mundo tem, né? Afinal, esse eletrodoméstico facilita muito a rotina, pois permite esquentar pratos prontos (ou itens separados) com muita rapidez. Mas você sabia que nem tudo pode ser esquentado nele? Alguns alimentos podem estragar, sujar e até mesmo explodir dentro do aparelho. E, para que você não corra o risco de cometer um erro desses, nós listamos aqueles que você deve evitar ao máximo colocar no micro-ondas. Confira!

Pimentas podem liberar gases e até pegar fogo no micro-ondas

Pimentas de diferentes tipos - malagueta, biquinho, dedo-de-moça etc. - podem causar problemas dentro do micro-ondas. Caso sejam aquecidas dessa forma, elas tendem a liberar gases que causam ardência nos olhos e, nos piores casos, podem pegar fogo (principalmente quando ficam esquentando durante muito tempo). Por isso, a nossa sugestão é usar a pimenta apenas como tempero na hora de cozinhar ou então para dar um gostinho a mais no prato já aquecido.

Vegetais folhosos, como alface, rúcula e agrião costumam murchar e perder nutrientes no micro-ondas

Algumas pessoas têm o hábito de consumir saladas quentes, que são compostas, geralmente, por um mix de vegetais (legumes, frutos e folhas) esquentados na frigideira. É importante destacar, no entanto, que esse tipo de salada nunca deve ser preparado no micro-ondas. Folhas como alface, rúcula, agrião, repolho e couve tendem a ficar murchas e até perdem nutrientes (como vitaminas e minerais) caso sejam expostas à radiação do micro-ondas. Resumindo: recorra apenas à salada quente preparada na panela, ok?

Molhos de uma forma geral não devem ser esquentados no micro-ondas

Molhos brancos, vermelhos, teriyaki, shouyu, de limão, mostarda e diversos outros podem fazer uma sujeirada no micro-ondas, sabia? Por isso, o ideal é que você os esquente sempre em uma panela no fogão - assim eles também ficam mais saborosos e com uma consistência melhor. Caso você insista em esquentar demais no micro-ondas, é possível que o molho acabe espirrando e sujando todo o eletrodoméstico.

Ovos cozidos podem explodir no micro-ondas

Nada de esquentar ovos cozidos no micro-ondas, ok? Isso porque eles podem acabar explodindo e causar uma sujeirada danada. Existem recipientes próprios que servem para preparar (ou esquentar) ovos no micro-ondas. O ideal é adquirir um desses justamente para poder aquecer esses alimentos no dia a dia sem medo. Fica a dica!

Uvas também não devem ser aquecidas no aparelho

Assim como os ovos, as uvas correm o risco de explodir no micro-ondas e podem até pegar fogo. Elas têm uma quantidade muito grande de água e substâncias que reagem mal ao calor do micro-ondas. Por isso, tome muito cuidado e tente nunca colocá-las dentro do eletrodoméstico, ok?

Legumes, frutos e verduras com casca também não devem ser esquentados no micro-ondas

Muita gente não sabe, mas certos legumes, frutos e verduras com casca também devem ser evitados no micro-ondas. Batatas e tomates, por exemplo, possuem substâncias que, quando aquecidas, podem ocasionar explosões. O mesmo serve para as cenouras, que possuem minerais (ferro, selênio e magnésio) que podem se tornar explosivas no micro-ondas. No entanto, esse risco é maior quando os vegetais são colocados inteiros e com cascas - legumes ralados ou em pedaços pequenos, por outro lado, não costumam representar muitos riscos.

Bônus: tome cuidado ao esquentar a água

Colocar a água para esquentar no micro-ondas é um hábito comum (seja para fazer chá, café ou apenas cozinhar no dia a dia). O problema é que isso também pode ser perigoso, pois é possível que o líquido atinja rapidamente o ponto de ebulição, o que pode fazer com que o recipiente exploda. Ou seja, todo o cuidado é pouco! Então procure esquentar a água no fogão de preferência, ok?

Matérias: Alimentação

Ver mais