Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Adeus, gordura! O passo a passo para limpar grills e frigideiras e evitar restos de comida
Meu Lar 05/11/2018

Adeus, gordura! O passo a passo para limpar grills e frigideiras e evitar restos de comida

Tirar a gordura de grills e de frigideiras não é tarefa fácil! Afinal, assim como ocorre com o fogão, ela se acumula de um jeito que parece quase impossível conseguir remover completamente. No entanto, com alguns truques simples dá para cumprir essa missão sem tanta dificuldade. Quer aprender para não passar mais sufoco e nem precisar se desfazer dos utensílios de cozinha? Vem conferir nossas dicas!

Bicarbonato de sódio e vinagre são aliados para remover as crostas de gordura

Na tentativa de limpar grills e frigideiras engordurados, tem quem passe horas esfregando a esponja sob a superfície para tentar resolver o problema – ou até mesmo lã de aço, que pode causar estragos se for usada em recipientes antiaderentes. Mas, como você já deve ter visto na prática, só esse esforço não é suficiente para remover todo o acúmulo de gorduras: o ideal é contar com alguns produtos extras para que os utensílios fiquem parecendo novinhos novamente.

Nesse caso, a melhor solução é apostar em um bom detergente! Junto com a esponja, ele consegue remover o acúmulo de gordura sem que seja necessária passar horas esfregando o mesmo lugar. Nas frigideiras e grills mais engordurados ou com acúmulo de resíduos antigos, depois de utilizar o produto vale usar um pouco de bicarbonato de sódio ou vinagre para garantir que a limpeza foi completa e que toda a gordura já foi devidamente eliminada.

Ter cuidado com os materiais utilizados para cozinhar também faz diferença

Como os grills são feitos com um material mais resistente, até mesmo a lã de aço pode ser usada sem problemas. Mas, no caso das frigideiras antiaderentes, que arranham com muito mais facilidade, é preciso tomar bastante cuidado com o que é usado para que a superfície não seja danificada e os restos de comida e gordura não acabem grudando mais facilmente nessas partes.

Por isso, uma dica é usar apenas espátulas de silicone ou utensílios de plástico e de madeira para que a frigideira – ou qualquer outro recipiente com esse material – não fique arranhada e a tinta não solte. Lembrando que possíveis riscos na superfície podem fazer com que restos de comida fiquem presos e não saiam com tanta facilidade.

Limpar a frigideira e o grill a cada uso diminui as chances de acúmulo de gordura

Além de usar os produtos certos e evitar materiais que causem arranhões – e, consequentemente, o acúmulo de gordura -, outra dica para facilitar sua vida é procurar limpar a frigideira e o grill logo depois de serem usados. Nesse caso, só o detergente com esponja e um pouco de água são suficientes – e você nem vai levar muito tempo, porque a gordura não estará acumulada.

Passo a passo para a limpeza

Agora que você já entendeu que produtos usar e o que fazer para que não seja preciso perder tanto tempo removendo a gordura, vamos ao passo ao passo?

Frigideira

1. Usando uma esponja, esfregue toda a área engordurada com detergente;

2. Deixe agir por um tempo e enxágue;

3. Quer garantir que não fique nenhuma manchinha? Então acrescente vinagre, bicarbonato de sódio ou os dois juntos! Um bom truque nesse caso é adicionar esses produtos junto com água e acender o fogo por alguns minutos para que a mistura consiga amolecer a gordura;

4. Feito isso, depois de remover o líquido e esfriar o recipiente, é só usar, novamente, o detergente com a esponja;

5. Limpe a parte externa com um pano úmido ou a parte macia da esponja e pronto!

Grill

1. Comece tirando o grill da tomada;

2. Com uma esponja ou lã de aço, passe o detergente para remover a gordura mais pesada;

3. Feito isso, se achar necessário, borrife um pouco de vinagre no grill, coloque um pano úmido por cima e, com ele fechado, espere alguns minutos até que toda a gordura amoleça;

4. Tire o engordurado com o próprio pano;

5. Finalize com mais um pouco de detergente e pronto!

Veja mais