Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Organizando a gaveta da cozinha: as dicas de ouro para não se perder em meio aos utensílios
Meu Lar 10/05/2019

Organizando a gaveta da cozinha: as dicas de ouro para não se perder em meio aos utensílios

Organizar as gavetas da cozinha nem sempre é uma missão fácil, sabia? Afinal, são muitos talheres, abridores (de latas e vinhos, por exemplo), panos de prato e itens pequenos que precisam ser guardados. E para que não fique um caos dentro do gaveteiro, é muito importante que você saiba como separar e organizar todos os utensílios. Para te ajudar na arrumação, nós listamos umas dicas bem fáceis de seguir. Confira!

Organize os utensílios de acordo com o número de gavetas

Uma dica interessante é planejar a organização dos utensílios de acordo com o número de gavetas que a cozinha possui. Ou seja, caso o cômodo disponha apenas de uma gaveta, será necessário organizar para que todos os itens caibam nesse espaço. O ideal é contar com ao menos duas gavetas grandes, de modo que dê espaço para guardar todos os talheres e utensílios na de cima e panos na de baixo.

Use divisores próprios para separar os talheres na primeira gaveta

Para deixar os talheres arrumados e separados na gaveta, a melhor dica é usar um organizador próprio para isso. Esse item vem com divisórias, permitindo a separação dos garfos, facas e colheres – o que facilita na visualização dos talheres.

Muito organizadores vêm com um número maior de divisórias para que você possa arrumar os talheres por tamanho. Dessa forma, dá para separar os garfos maiores dos menores e até as colheres de sopa das de chá e das de sobremesa. Em uma única divisória, você também pode colocar todos os abridores e itens pequenos de metal. O ideal é que você destine a primeira gaveta da cozinha apenas para os talheres e esses utensílios.

Obs.: A divisória mais comprida do organizador serve para a arrumação de talheres maiores, como conchas, colheres de sorvete e pegadores de macarrão.

Organize os panos de prato limpos na segunda gaveta

Já na segunda gaveta você pode organizar todos os panos de prato – devidamente limpos, dobrados e empilhados. Assim, sempre que você precisar pegar um pano novo já sabe exatamente onde buscar. Outra dica interessante é guardar aventais, luvas ou até mesmo rolos de papel filme e de alumínio nessa mesma gaveta.

Em uma terceira gaveta, você também pode guardar potes de temperos e sachês de chá

Como já falamos mais acima, a organização dos itens vai depender muito do número de gavetas que a cozinha possui. É comum, por exemplo, o uso de gavetas maiores (e mais altas) para guardar panelas e travessas empilhadas. No entanto, as versões mais comuns são mais compactas e servem, basicamente, para guardar os talheres e panos.

Mas para quem ainda possui uma terceira gaveta, fica a dica de também guardar potes com temperos, ervas (pimenta, páprica, canela e por aí vai) e também sachês de chás. Dessa forma, os alimentos ficam bem conservados e arrumados – fora que fica fácil de acessar na hora de cozinhar.

Veja mais