Organização

Como organizar os acessórios no armário e na gaveta

As gavetas são ótimas para arrumar acessórios menores, como cintos, gravatas, lenços e óculos escuros
As gavetas são ótimas para arrumar acessórios menores, como cintos, gravatas, lenços e óculos escuros

Para muita gente, organizar o armário do quarto não é uma missão tão simples e fácil. Principalmente quando são muitas roupas e acessórios (como bijuterias, gravatas e cintos) para guardar. Mas com as dicas certas, você consegue guardar tudo que é necessário e ainda otimizar espaço. Para te ajudar, nós separamos umas dicas simples de como organizar acessórios - para além das roupas - nos armários e gavetas. Confira!

Para iniciar, faça uma limpa e separe os itens que serão guardados

Antes de tudo, é importante que você faça uma limpa geral nos acessórios - separe aquilo que já não serve, estragou ou que você não usa mais. Para te ajudar, use ao menos duas sacolas: uma para os itens de doação e outra para os que vão para o lixo. Já os acessórios que serão guardados no armário podem ser colocados em cima da cama para facilitar a visualização. Depois, uma boa dica é separá-los por categorias: gravatas, bijuterias, cintos, echarpes etc.

Acessórios maiores, como bolsas e chapéus, podem ficar pendurados em um cabideiro externo. Assim, eles não ocupam espaço no armário e ficam à mostra no quarto. O lado bom é que existem cabideiros que ficam bonitos na decoração - eles vêm com espaço para pendurar várias bolsas, mochilas, chapéus e casacos. Fica a dica!

Pendure colares e echarpes em cabides

Uma boa dica é pendurar os colares e as echarpes em cabides, deixando-os no cantinho do armário. Assim, eles ficam bem esticados (sem formar nós) e mais protegidos contra a poeira. Para não gastar muitos cabides para pendurar os colares, aqui vai uma dica de ouro: pregue vários ganchinhos na parte inferior de um cabide de madeira e, então, pendure um colar em cada gancho. Fica bem prático e compacto! No caso das echarpes, você também pode pendurar várias delas em um único cabide, deixando-o no canto do armário.

Guarde gravatas e outras bijuterias nas gavetas

O segredo para guardar todos os acessórios - sem ocupar muito espaço e de forma organizada - é recorrer aos famosos organizadores de gaveta. Existem modelos de vários tipos: de tecido, plástico e até mesmo de papelão (que você pode fazer por conta própria).

Uma boa dica é usar esses organizadores para separar os diferentes tipos de bijuterias, como pulseiras, brincos e acessórios menores, como meias e cintos. Para guardar gravatas, essa também é uma ótima ideia - você pode usar um organizador com várias divisórias, basta colocar uma gravata em cada espacinho. Lembre-se também de reservar um espaço para os óculos escuros e outros acessórios que você use no dia a dia. Assim, a gaveta fica bonita e bem organizada. 

Obs.: Uma ideia sustentável e criativa é reaproveitar garrafas de vidro (tipo long neck) para guardar pulseiras, tornozeleiras e braceletes. Nesse caso, as bijuterias ficam encaixadas na garrafa, envolvendo-a como se fossem anéis. Você pode deixar a garrafa em uma prateleira do armário ou até mesmo em cima da penteadeira.

Não se esqueça de usar as caixas organizadoras

Para guardar diferentes acessórios nas prateleiras, a melhor alternativa é usar caixas organizadoras. Elas também podem guardar bijuterias, esmaltes, lenços ou até mesmo itens maiores como cadernos, álbuns de fotografia e outros objetos. Basta colocar tudo dentro de caixas e depois arrumá-las nas prateleiras do armário. Essa é uma das principais dicas para quem tem muita coisa para guardar - basta recorrer às caixas!

Matérias: Organização

Ver mais