Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 dicas de um personal organizer para manter a casa sempre em ordem
Meu Lar 13/02/2019

7 dicas de um personal organizer para manter a casa sempre em ordem

Sabia que tem um jeitinho certo de arrumar os objetos da casa? Você não precisa esperar tudo ficar bagunçado para tomar uma providência: com os organizadores certos (e um pouco de disposição), dá para deixar tudo em ordem. Para te ajudar nessa tarefa, a gente pegou umas dicas incríveis com a personal organizer Claudia Bastos. Confira o resultado!

1. Antes de tudo, faça uma limpa geral

Para dar o pontapé inicial em qualquer organização, a primeira coisa que você precisa fazer é se livrar de tudo que é dispensável e que faz volume na casa. Sabe a lógica minimalista do “menos é mais”? Pois é, a nossa personal organizer destaca a importância de fazer uma limpa geral antes de iniciar a organização:

“A primeira etapa é fazer um desapego e descarte das coisas que estão sobrando na sua vida, como objetos velhos, roupas desbotadas ou corroídas e itens que você já não usa mais. Você deve fazer uma limpa dentro dos armários, gavetas, prateleiras e caixas de toda a casa, para assim desocupar mais espaço. Essa é a etapa mais básica de qualquer organização! E você pode tirar um tempinho para ir olhando as coisas aos poucos. Em um dia você olha a gaveta das calcinhas, no outro a parte dos cabides e assim por diante”, explica.

2. Dobre as camisetas de malha de maneira estratégica

Sabia que a maneira que você dobra as camisas faz total diferença? Pode parecer bobagem, mas Claudia Bastos explica que, quando a gente dobra as blusas do jeitinho certo, dá para economizar espaço e transmitir a sensação de mais organização:

“Existem dois jeitos ótimos de dobrar as camisetas de malha. Como elas não precisam ficar penduradas nos cabides, você pode dar um jeitinho de arrumá-las nas gavetas ou prateleiras do armário. O primeiro consiste em dobrar as camisas de forma padrão: em um formato quadradinho para ocupar menos espaço e de forma que fiquem empilhadas, separadas por cores, estilos etc. No segundo jeito, você pode enrolar as peças em tubinhos – o que também ajuda na visualização das camisetas, pois elas vão ficar arrumadas lado a lado”, conta.

3. Cabides com ganchinhos para pendurar os cordões

Tem bijuterias e quer organizá-las dentro do armário? Fica tranquilo, porque com alguns truques é possível deixá-las em ordem sem que para isso seja necessário gastar dinheiro com algo que você não tem em casa.

“Para as pessoas que têm cordões longos, eu recomendo fazer um cabide de madeira simples com ganchinhos presos na parte de baixo. Você não precisa de parafusadeira para prendê-los no cabide – eles mesmos já vêm com uma ponta, de modo que você só precisa torcer até que eles entrem bem na madeira. Você pode prender vários desses ganchinhos de metal no cabide e depois usá-los para organizar os cordões dentro do armário. Desse jeito, as bijuterias não vão ficar emaranhadas ou quebradas, mas sim devidamente penduradas, sem ocupar muito espaço e mais fáceis de visualizar”, diz Claudia Bastos.

4. Use cabides padronizados

Se você faz parte do time louco por organização, sabe como é bom usar organizadores padronizados, que ficam harmônicos na instalação. Por isso, Claudia Bastos ressalta a importância de usar cabides iguais.

“Outra coisa que traz muita sensação de organização é o uso de cabides padronizados dentro do armário. Por isso, o ideal é que a pessoa compre modelos iguais (da mesma cor, material e tamanho) para criar um aspecto visual mais harmônico. Dessa forma, você consegue pendurar as roupas de um jeito mais uniforme, todas na mesma altura e posição. O que eu sugiro é usar cabides mais estruturados (geralmente os de madeira mais gordinhos) para arrumar blazers e ternos, que têm ombreira. Já para as outras roupas podem ser cabides de plástico, dependendo do gosto de cada um”, destaca a personal organizer.

5. Organize documentos importantes dentro de pastas etiquetadas

Chegou a hora de arrumar todos os documentos (certidões, passaportes, carteira de trabalho e por aí vai) em um lugarzinho que seja mais seguro e organizado. Para isso, a principal dica é usar pastas etiquetadas.

“Para guardar documentos importantes, eu recomendo usar pastas de plástico com divisórias. Essas, por sua vez, devem ficar guardadas dentro de uma caixa própria, que você deve identificar como ‘exclusiva para documentos’. Você pode manter as pastinhas em pé e, se quiser etiquetar, melhor ainda! Elas podem ter diferentes cores, para facilitar na hora de identificar a que você quer, ou ser transparentes para deixar o que tem dentro à mostra. O importante mesmo é ter bem guardado documentos como certidões, comprovantes, certificados etc. dentro de pastas setorizadas. Existem caixas de papelão que são ótimas para isso e você pode deixá-las mais à mão para facilitar o acesso quando for necessário”, explica Claudia Bastos.

6. Separe uma caixa para cada tipo de objeto

Caixas e mais caixas! Esses organizadores são os maiores aliados de quem precisa colocar a casa em ordem. Por isso, Claudia Bastos lembra que dá para guardar praticamente tudo em caixinhas.

“Eu particularmente amo organizar os objetos da casa em cestos e caixas! Desse jeito, tudo fica bem guardadinho e organizado. Existem modelos de plástico, papelão, tecido e até umas de fibra que são bem bonitas. A minha dica é separar uma caixa para cada tipo de objeto da casa. Você pode usar uma de plástico só para guardar os remédios, por exemplo. Também dá para separar uma só para guardar fotos soltas (para quem não quer montar álbuns) e outras coisas, como echarpes e gravatas. Nesse caso, dá para usar uma de tecido dentro do armário do quarto”, conta.

7. Quando possível, deixe os sapatos fora do quarto

Para finalizar, a Claudia Bastos dá uma dica de ouro para quem quer deixar o quarto mais higiênico e organizado.

“Como personal organizer, eu sempre destaquei a importância de deixar os sapatos em um local fora do quarto. Isso porque a sola acumula muita sujeira e bactérias da rua. Então, se você não limpa os sapatos antes de guardá-los no quarto, é até perigoso porque pode colaborar para o surgimento de algumas doenças. Por isso, a minha dica é que você os deixe guardados em uma caixa ou sapateiro na área de serviço ou em um cômodo extra que você tenha. E para quem mora em quitinete, ou não tem muito espaço em casa, dá até para deixá-los guardados em uma caixa de plástico na cozinha. Essa dica é muito importante!”, destaca.

* Claudia Bastos tem uma página de dicas de organização no Facebook e atende pelo e-mail espacopratico@yahoo.com.br