Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O verão chegou! Como limpar a piscina inflável para se refrescar nos dias de calor
Meu Lar 23/12/2019

O verão chegou! Como limpar a piscina inflável para se refrescar nos dias de calor

Ah… o verão! Finalmente chegou a época daquele céu azul intenso, das roupas fresquinhas e claro, do sonho de consumo de toda família nos principais momentos de calor: a digníssima piscina. Mas para que você consiga passar o verão se refrescando numa água limpinha, primeiro precisa aprender como livrá-la do lodo e de qualquer tipo de germe! E é por isso que listamos as melhores dicas de como limpar a piscina inflável corretamente. Quer se tornar um piscineiro de mão cheia? Então dá uma olhada!

Faça uma boa limpeza na piscina antes do primeiro dia de uso

Se a sua piscina ficou guardada no armário por muito tempo, o ideal é que você realize uma limpeza profunda no primeiro dia em que for usá-la! E a melhor forma de retirar esse acúmulo de poeira e de sujeira encardida – ou até mesmo aquele resquício de limo no fundo da piscina -, é fazendo uma bela escovação.

O passo a passo é bem simples! Primeiro, escove o plástico com o auxílio de algum produto de limpeza específico para piscinas, como cloro, algicida e afins. Depois, deixe-o agir por alguns minutos e lave o plástico com água. Para garantir que não ficou nenhum resíduo do produto, escove o fundo novamente com água e sabão (ou com um pouquinho de saponáceo cremoso), e enxágue.

Obs.: Para não causar nenhum dano ao material, opte por uma escova de cerdas macias!

Utilize uma peneira de piscina para limpar a superfície da água

Se existe um item básico de limpeza e manutenção da piscina, o peneirador com certeza está no topo da lista. Ele é extremamente útil para que você consiga peneirar a superfície da água, removendo as impurezas visíveis que se acumulam com o tempo, como pequenas folhas e insetos.

Basta passar a peneira por toda a extensão da piscina e ir retirando a sujeira aos pouquinhos. Quanto mais fechada for a trama da peneira, melhor será o resultado. Se você mantiver a piscina aberta durante todo o verão, utilize o peneirador de 2 a 3 vezes na semana.

Realize o tratamento da água conforme as recomendações do manual

Não é porque estamos lidando com uma piscina inflável e teoricamente mais prática, que a água dela não deva ser tratada – ainda mais se a sua for grande! O tratamento da água deve ser feito em qualquer tipo de piscina, periodicamente. Isso evita que você troque a água com muito mais frequência e tenha mais gastos e desperdícios. E sabendo que você pode acabar lidando com produtos químicos, tenha sempre um material protetor em mãos, como as luvas de borracha.

Mas, atenção! É muito importante que o procedimento seja feito de acordo com as instruções do manual da sua piscina. É claro que existem tratamentos mais genéricos, como preparar uma solução de cloro líquido e água sanitária, por exemplo. Mas a quantidade adequada de cada produto – que varia conforme o tamanho da piscina – deve acompanhar as recomendações do manual do produto. Afinal, se você acabar colocando algumas doses extras de cloro, o nível de acidez subirá.

Obs.: Com a ajuda de um medidor apropriado, verifique o pH da água pelo menos 1 vez por semana (o ideal é que ele se situe entre 7.2 e 7.6). Isso influencia diretamente na periodicidade do tratamento da água.

Invista em uma lona de proteção para piscinas

A capa de proteção é essencial para que você não tenha toda a trabalheira de peneirar a piscina mais de uma vez por semana. E ela ainda ajuda a evitar acidentes com crianças e animais! Vale a pena investir né? Só tome cuidado na escolha do material e sempre opte pelas mais resistentes. O tempo de vida útil delas é muito maior.