Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia da piscina: tudo o que você precisa saber para se tornar um piscineiro de mão cheia
Meu Lar 28/12/2018

Guia da piscina: tudo o que você precisa saber para se tornar um piscineiro de mão cheia

Por mais que ter piscina em casa seja um grande benefício e um sonho de consumo para muita gente, é preciso bastante empenho e responsabilidade para deixá-la sempre limpa. Existem profissionais que realizam esse tipo de serviço, mas você mesmo pode fazer o trabalho e economizar uma grana. E não é nada complicado, basta seguir alguns passos simples. Nós separamos todos eles em um guia bem prático, dá uma olhada:

Remova a sujeira que fica na superfície da água

A superfície da água de uma piscina estará constantemente acompanhada de impurezas que chegam carregadas pelo vento e pelos próprios banhistas. Folhas, gravetos e insetos, por exemplo, eventualmente aparecerão. Por isso, é fundamental removê-los rapidamente, principalmente os resíduos menores, que podem, com o tempo, ir para o fundo e se acumular lá. Além disso, essa sujeira pode influenciar o pH da água – algo que faz toda a diferença, como você já já vai descobrir.

Para fazer essa limpeza, basta utilizar a peneira tradicional, que consiste em uma rede acoplada a um cabo longo. O uso de uma cobertura nos momentos em que a piscina não estiver sendo usada também ajuda bastante a diminuir a quantidade de sujeira acumulada.

Não esqueça de limpar o entorno da piscina

O entorno da piscina também deve estar sempre limpo para que os banhistas não fiquem levando constantemente sujeira para dentro da água com os movimentos dos pés. O mesmo vento que traz impurezas diretamente para a água também atinge essa região que rodeia a piscina, então ela terá que ser limpa constantemente da mesma forma. Basta procurar a forma mais adequada para limpar o entorno da piscina, que pode ser de pedra ou mesmo de azulejo. O limpa limo, inclusive, pode ser bem útil em áreas próximas à água, já que tira essa sujeira esverdeada causada pela umidade.

Limpe adequadamente o revestimento da piscina

A sujeira pode se acumular no chão, nas paredes e nas bordas da piscina, então é interessante limpar essas partes bem, especialmente quando a piscina estiver vazia. Como existem diferentes tipos de revestimento, é preciso buscar a forma mais adequada para limpar cada um. Em azulejos, por exemplo, recomenda-se escova de nylon, enquanto os pisos de fibra e emborrachados pedem cerdas macias. O aspirador de piscina pode ser usado no final, para reforçar a limpeza.

Mantenha os filtros sempre limpos

Manter um filtro limpo é praticamente metade do processo, pois ele é responsável por tratar grande parte da água. Quando o filtro está sujo, não consegue dar vazão a todo o conteúdo da piscina e as impurezas se mantém na água. A limpeza do filtro é feita manualmente e deve ser semanal. Antes de fazê-la, confira se o filtro está desligado! Também é importante trocar a sua areia a cada 18 meses.

Faça periodicamente o tratamento químico da água

O tratamento químico da água começa com a medição dos níveis de cloro, além do pH e da alcalinidade da água. Essa medição deve ser ser feita constantemente, seja com um aparelho próprio para isso ou até mesmo com uma fita. O pH ideal deve estar entre 7.0 e 7.4. Caso haja irregularidade, o indicado é utilizar produtos específicos que normalizam tanto o pH quanto a alcalinidade da água. Já o cloro deve ser aplicado de acordo com a frequência de uso da piscina. Ele desinfeta a água, matando os micro-organismos nocivos à saúde, então é fundamental! E fica a dica: o hipoclorito de cálcio é uma das opções de cloro mais recomendadas para piscinas.