Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/01/2021

O que combina com lasanha? 5 acompanhamentos perfeitos para essa massa

Na maioria das vezes, as massas italianas (como macarrão, nhoque e lasanha) são servidas sem acompanhamentos. Mas você sabia que, em alguns casos, é possível incrementar a massa com mais uma guarnição bem saborosa? A salada, por exemplo, é um acompanhamento bem versátil, que pode ser servido em qualquer refeição. E, para que você se inspire a diversificar mais o cardápio de massas, nós separamos dicas sobre o que combina com lasanha e uma lista de 5 pratos perfeitos para acompanhar a massa. Confira!

O que combina com lasanha para servir de acompanhamento?

Para acompanhar bem a massa, o ideal é apostar em acompanhamentos mais leves – feitos com diferentes vegetais, por exemplo. As versões de saladas ou mix de legumes cozidos, em especial, são excelentes opções. Também é possível apostar em risotos ou pratos tradicionais (como a bruschetta italiana), que também ajudam a incrementar ainda mais a lasanha. Confira 5 ótimas sugestões para deixar a refeição completa:

1. Salada verde

Como primeira sugestão, nada melhor que a simples e saborosa salada verde. Feito com folhas de alface, rúcula, agrião (e outros vegetais folhosos da sua preferência), esse prato é um dos mais saborosos, nutritivos e combina superbem com a lasanha. Aqui, você só precisa lavar as folhas, cortá-las e servi-las em uma travessa. Também é possível incrementar com tomates e palmitos picados ou até mesmo alguma fruta, como a manga. O resultado fica excelente!

2. Ratatouille

Que tal preparar uma clássica receita francesa para dar um toque mais refinado à lasanha? O ratatouille, para quem não conhece, é feito com berinjelas e abobrinhas cortadas em rodelas, tomates e pimentões (amarelo, vermelho e verde) também cortados em rodelas, alho, sal, molho de tomate e temperos diversos (como pimenta moída e manjericão).

Apesar de levar muitos ingredientes, esse prato é razoavelmente simples de preparar, sabia? Basta forrar o fundo de uma travessa com o molho de tomate e, então, ir arrumando os vegetais em rodelas de forma alternada. Por fim, adicione o alho, o sal, os temperos e despeje um pouco de azeite e até mesmo queijo ralado, se desejar. Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por pelo menos 40 minutos e prontinho! O ratatouille fica bem saboroso com qualquer tipo de lasanha, pode apostar.

3. Cenoura salteada com mel

Em vez de fazer um mix variado de legumes, uma boa dica é escolher uma única raiz, verdura ou o que for para fazer uma receita especial. A cenoura salteada no mel, por exemplo, tem um sabor mais adocicado, é mais diferenciada e fica ótima com lasanha à bolonhesa.

Para preparar, você vai precisar de cenoura, cebola, azeite, temperos (como sal e alecrim) e o mel para dar o toque final. Comece cortando a cenoura em julienne (em tiras finas) e a cebola também em tiras. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola até que ela fique transparente. Depois, acrescente a cenoura, um pouco de água e refogue até deixá-la al dente. Adicione os temperos, o mel e então deixe a cenoura caramelizar. Depois é só servir com a lasanha e prontinho!

4. Cogumelos ao molho shoyu

Você já pensou em fazer um refogado de cogumelos no shoyo para servir com a massa? Aqui, a nossa dica é refogar os cogumelos shimeji e shiitake (devidamente picados) na manteiga junto com os temperos de sua preferência, como cebolinha e pimenta. Depois, adicione o molho shoyu e refogue por mais um tempo. Fica bem saboroso e é supersimples de preparar! Apenas lembre que o shoyu contém bastante sódio e, por isso, não será necessário usar sal na receita.

5. Risoto de alho-poró

Receitas de risoto ou até mesmo o tradicional arroz à grega também harmonizam superbem com a lasanha, sabia? Aqui, a nossa sugestão é apostar no risoto de alho-poró, que é um dos mais saborosos e pode ser feito na panela de pressão. Para que a receita fique completa, é necessário usar alho, azeite, cebola, alho-poró, arroz arbóreo, um pouco de vinho branco, os temperos de sua preferência (como salsão, pimenta e sal) e, quem sabe, um pouco de requeijão para dar o toque final.

Comece refogando a cebola e o alho na panela com o azeite. Depois, adicione o alho-poró picado, os temperos e misture mais um pouco. Junte o arroz, o vinho branco e misture até secar. Em seguida, é só adicionar a água (que deve ser sempre o dobro da quantidade de arroz), tampar a panela e levar para a pressão. Quando começar a chiar, marque 3 minutos e desligue o fogo. Por fim, é só adicionar o requeijão a gosto para dar um toque cremoso e prontinho. O resultado fica dos deuses!