Alimentação

Lasanha da vovó - só que na sua casa: 8 dicas para não errar no prato mais queridinho dos domingos

Acrescente mais ingredientes no recheio da lasanha para deixá-la ainda mais gostosa
Acrescente mais ingredientes no recheio da lasanha para deixá-la ainda mais gostosa

Quando se fala em almoço de domingo, não tem como negar que a lasanha aparece como um dos pratos mais lembrados! Além de ser deliciosa, ela ainda vem acompanhada por aquele gostinho que faz lembrar a infância em casa, quando os pais ou a avó preparavam a massa para servir para toda a família.

Mas, apesar de toda a nostalgia que acompanha essa refeição, você sente que quando vai fazer o prato o sabor fica bem diferente do que o que está acostumado? Calma, a gente te ajuda! Veja 8 dicas para preparar uma lasanha perfeita para encher a sua avó de orgulho.

1. Deixe o espaço de 1 cm na bandeja ao montar a massa da lasanha

Para acertar na receita da lasanha, o cuidado já deve começar na hora de montar a massa. Anota aí a dica: use uma bandeja que tenha um tamanho suficiente para deixar o espaço de, mais ou menos, 1 centímetro nas laterais. Esse truque é importante pelo seguinte fato: como a comida cresce no forno, se ficar muito certinha no recipiente, pode acabar transbordando ou perder sua forma.

2. Massa pré-cozida é ideal para quem não tem tanta prática

Se você é principiante na cozinha e ainda tem dificuldade com algumas etapas, o ideal é sempre escolher opções que vão facilitar sua vida e diminuir as chances de falhas no resultado final. Por isso, quando decidir fazer a lasanha, aposte na massa pré-cozida - que é bem mais prática que as demais e pode ser levada diretamente ao forno. Assim, além de não correr o risco de errar o ponto da lasanha, você ainda ganha tempo diminuindo algumas etapas da receita.

3. Coloque bastante queijo - ralado ou muçarela - na camada superior da lasanha

O queijo derretido é a cereja no topo do bolo de qualquer lasanha, não é? E certamente era um dos ingredientes que nunca faltava - sem moderação - na tradicional versão da vovó! Por isso, para que a sua massa não fique sem esse detalhe, o segredo é o seguinte: acrescente bastante queijo ralado ou muçarela na camada superior. Na hora de montar tudo no tabuleiro - intercalando sempre massa e molho -, você também pode aproveitar para adicionar mais um pouco de queijo em cada uma. Vai ficar uma delícia, pode confiar!

4. Adicione ingredientes extras para deixar a carne moída mais gostosa

Se estiver fazendo a clássica versão com carne moída e bolonhesa - que, em geral, é mesmo a favorita da casa de vó -, uma dica para deixar tudo ainda mais delicioso é adicionar alguns ingredientes extras para temperar a carne. Se gostar de azeitona, que tal colocar alguns pedacinhos na mistura, por exemplo? Já se for do tipo que ama um toque picante na comida, vale acrescentar um pouco de pimenta para garantir esse sabor no recheio da sua lasanha.

5. Capriche no molho

Seja lá qual for o molho de sua preferência - branco, bolonhesa ou quatro queijos, por exemplo -, o segredo é caprichar bastante na quantidade para deixar a sua lasanha bem parecida com a tradicional da vovó. Coloque não apenas entre as camadas, mas também na parte superior, logo antes do queijo.

6. Enrole toda a massa com alumínio

Você já deve ter percebido que muita gente costuma enrolar toda a massa em um papel alumínio antes de levar ao forno, não é? Apesar de não ser obrigatório, esse truque é válido para evitar que a lasanha acabe ressecada. Mas, na hora de servir, é importante ter muito cuidado para que o queijo e o molho não acabem saindo junto com o papel.

7. Deixe a lasanha no forno durante 40 minutos para que o queijo derreta bem

O tempo que você deixa a lasanha no forno também faz toda a diferença no resultado final. Então, para não ter que ficar se preocupando em checar como ela está - principalmente se preferir recorrer ao truque do papel alumínio -, anote aí a dica caseira: 40 minutos é o tempo necessário para que o queijo derreta bem e o prato fique do jeitinho que você costumava gostar em casa. Lembrando apenas que a dica é válida para o forno tradicional, se o seu for pequeno e potente, por exemplo, vale a pena deixar menos tempo.

8. Se decidir fazer uma lasanha vegetariana, desidrate antes os legumes que soltam muita água

Para terminar a lista, não dá para deixar de falar da versão vegetariana da lasanha - que substitui os molhos clássicos e bastante queijo por legumes. Nesse caso, a dica de ouro para conseguir um prato perfeito é ficar de olho nos ingredientes que soltam muita água - como a berinjela, por exemplo - para que a massa não acabe aguada no final. O truque para ter um ótimo resultado é simplesmente desidratar antes esses alimentos, seja no forno ou na frigideira, antes de começar a montar a lasanha. Outra opção é apostar em legumes mais sequinhos, como é o caso da cenoura. No fim o resultado vai ser uma receita leve e deliciosa ao mesmo tempo!

Matérias: Alimentação

Ver mais