Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como preparar a massa perfeita: as dicas de ouro para ser um verdadeiro mestre da cozinha
Guia Culinário 14/06/2019

Como preparar a massa perfeita: as dicas de ouro para ser um verdadeiro mestre da cozinha

Fazer macarrão e outros tipos de massa (como lasanha e nhoque) parece ser uma coisa bem simples, né? E realmente é, só que existem alguns segredos e truques que auxiliam muito no preparo e fazem muita diferença para o resultado. Para que você aprenda a preparar uma massa perfeita, nós conversamos com o chef Rodrigo Sardim, que trabalha na ONG Gastromotiva – um projeto que profissionaliza jovens na Gastronomia e também “oferece alimentação com dignidade às pessoas em estado de vulnerabilidade social”, como conta Rodrigo. Quer aprender a fazer uma massa dos deuses? Dá uma conferida nas dicas do chef!

Fique atento ao tempo de cozimento

Para quem quer preparar uma massa al dente e saborosa, a principal dica é prestar atenção no tempo de cozimento. De acordo com o chef Rodrigo Sardim, é fundamental estar atento ao tipo de massa para acertar no ponto. “Uma das coisas mais importantes é respeitar o tempo de cozimento da massa. Vale destacar que existe uma variação da massa fresca para a que compramos pronta. A massa fresca tem o tempo de cozimento mais rápido, entre 30 segundos e 2 minutos. A massa já pronta, por sua vez, indica em sua embalagem o tempo de cozimento ideal”, conta o profissional.

Sabia que tem uma dica simples para deixar a massa mais soltinha? O chef conta que usar azeite após o cozimento é uma ótima forma de obter esse resultado. “O ideal é mexer o mínimo possível a massa durante o cozimento. Utilize sal grosso para salgar a água do cozimento e no final, ao escorrer, regue azeite e você terá uma bela massa”, complementa Rodrigo.

Aprenda a preparar o nhoque perfeito

Conhecido por ser uma das massas mais refinadas e saborosas, o nhoque pede um modo de preparo específico. O chef Rodrigo deu o passo a passo para preparar a massa de forma perfeita: “Para preparar o nhoque, o ideal é que você dê preferência à batata asterix, pois ela é mais seca. Cozinhe a batata com casca e a esprema ainda quente – isso evita que fiquem grumos na massa.

Comece a trabalhar a massa ainda morna. Use o mínimo possível de farinha. Adicione aos poucos e confira a consistência. Reserve um pouco de farinha para o final – quando começar a abrir a massa em cordões, assim ela fica mais na superfície do nhoque e não pesa a massa.

Enfarinhe a superfície, forme cordões e, ao cortar os pedaços, espalhe o nhoque cortado. Não empilhe, para que eles sequem levemente por fora (isso ajuda a manter o formato na hora do cozimento).

Ferva a água com sal grosso em uma panela grande. Adicione os nhoques aos poucos e retire da água quando eles começarem a subir. Escorra bem e coloque, delicadamente, em uma travessa não muito funda, para que eles não grudem. Se quiser usar outras raízes (beterraba e abóbora) mantenha 30% da batata da receita”, explica o chef.

Saiba como preparar uma lasanha dos deuses

Outra massa que faz bastante sucesso no Brasil é a lasanha. Ela pode ser preparada com diferentes recheios e molhos: queijo, presunto, frango, molho a bolonhesa, branco e por aí vai. Existem também opções vegetarianas (como a de espinafre) que ficam deliciosas, sabia?

Preparar essa massa com perfeição não é nada muito complicado: comece cozinhando-a em uma panela com água fervente e tome cuidado para que ela fique al dente. Lembrando que massas pré-cozidas ficam prontas mais rápido.

Depois do cozimento, basta montar a lasanha da forma que preferir – coloque camadas caprichadas de recheio e molho. Além disso, uma boa dica é tomar cuidado com os vegetais que contêm muita água. Isso porque, na hora de assar, eles podem liberar líquido e deixar a massa com uma consistência “molenga”. Para evitar esse problema, refogue os alimentos na panela antes. Após montar a lasanha em uma travessa, basta colocá-la para assar no forno em uma temperatura média de 180°C.

Já conhece os principais temperos usados no Brasil? Você pode incorporá-los no preparo das massas

Quando se trata de preparar um macarrão dos deuses, os temperos também não podem faltar. Para que você varie no cardápio, o chef Rodrigo contou mais sobre os principais temperos usados no Brasil e que você pode incorporar ao dia a dia na cozinha.

“Cebola e alho são os mais queridos no Brasil, seguidos pela salsa, cebolinha e coentro. E existem as especiarias que sempre deixam um toque muito particular de cada cozinheiro e, entre as mais usadas, podemos citar pimenta do reino, pimenta branca, cominho, manjerona e páprica! O segredo do uso é adquirir informações sobre a especiaria, testar e chegar nos melhores sabores possíveis. É sempre um exercício para a criatividade!”, conta o chef.

* Rodrigo Sardim trabalha como cozinheiro na ONG Gastromotiva . De segunda à sexta, o projeto oferece jantares em moldes de restaurantes de alto padrão (com entrada, prato principal e sobremesa) para pessoas em situação de rua. “Para ajudar, as pessoas podem se inscrever no site , serem voluntários no jantar servindo os pratos ou ajudar na cozinha preparando a comida. Para ser aluno, é o mesmo procedimento. A importância do voluntário é muito grande, pois são as pessoas que multiplicam o nosso trabalho e criam o que chamamos de rede”, finaliza Rodrigo.