Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O passo a passo de como limpar tapete de yoga
Cuide Bem 16/04/2021

O passo a passo de como limpar tapete de yoga

Fazer aulas de yoga para relaxar a mente, o corpo, afastar o estresse e a ansiedade é uma ótima forma de praticar o autocuidado. É importante destacar, no entanto, que o tapete utilizado nessa atividade tende a acumular ácaros, suor e outras sujeiras que causam um mau cheiro a longo prazo. Por isso, é necessário ter uma rotina de manutenção e, pelo menos uma vez por mês, fazer uma lavagem caprichada do item. Para te ajudar, nós separamos dicas de como limpar tapete de yoga em poucos passos e conservá-lo da melhor forma possível.

Como limpar tapete de yoga de forma correta?

Geralmente feito de EVA (material emborrachado) ou PVC, o tapete para yoga tem uma fácil aderência ao solo, é resistente à umidade e bem simples de lavar. Basta usar uma solução de água com detergente neutro para remover as gorduras corporais e outras sujeiras presentes no material. Confira o nosso passo a passo para não cometer erros:

1. Deixe o tapete de molho na água com detergente neutro

Para começar, encha o tanque da lavanderia com água (ou uma bacia grande) e adicione 1 colher de sopa de detergente neutro. Agite a solução suavemente com a mão e, em seguida, deixe o tapete de yoga submerso por cerca de 15 ou 20 minutos. Assim o material absorve o produto e consegue liberar as sujeiras acumuladas com mais facilidade.

Obs.: Tente não exagerar muito no uso do detergente, pois o tapete pode acabar absorvendo demais o produto e, mesmo após o enxágue, ficar escorregadio. Além disso, não utilize produtos com cheiro forte (como vinagre), pois o aroma tende a ficar muito impregnado no tapete. Atenha-se à solução com detergente que não tem erro!

2. Esfregue com uma esponja e uma escova de cerdas macias

Após deixar o tapete de molho, use uma esponja para esfregar os dois lados, dando atenção aos pontos mais sujos e manchados do material. Uma boa dica é também usar uma escova de lavanderia com cerdas macias para tirar manchas escuras e deixar a superfície do tapete com aspecto mais limpo.

3. Enxágue bem todo o tapete

Depois de esfregar bem os dois lados do tapete e garantir que não haja nenhuma mancha, deixe-o debaixo de água corrente e siga esfregando de leve com a escova. O ideal é que você enxágue o item até que a água saia 100% transparente, sem nenhuma sujeira. Caso o tapete seja emborrachado, você pode pressioná-lo de leve com os dedos para retirar o produto absorvido e conferir melhor a cor da água.

4. Agite o tapete, tire o excesso de água e deixe-o secar naturalmente

Agora que o tapete de yoga já está devidamente limpo e sem mau cheiro, você deve sacudi-lo para tirar o excesso de água. Para facilitar o processo, use uma toalha grande para esfregar e absorver o líquido do material. Em seguida, deixe o tapete esticado em um local bem arejado, iluminado e espere até que ele seque completamente. Depois, guarde-o em um local limpo, longe de luz e umidade para evitar manchas de mofo.

Como conservar tapete de yoga no dia a dia?

Além de fazer uma lavagem mais caprichada ao menos uma vez por mês, é recomendável tomar alguns cuidados diários após o uso do tapete de yoga. A principal dica é passar sempre um pano úmido com sabão neutro (ou até mesmo um lenço umedecido) no material logo após a prática. Assim, você evita que o tapete absorva o suor e fique sujo ou com mau cheiro no dia a dia. Depois de fazer essa limpeza rápida, deixe-o em um local bem arejado por alguns minutos, até que ele seque completamente. Inclusive, mesmo que você não faça essa limpeza, vale a pena deixá-lo secar por um tempo logo após a atividade.