Limpeza

O passo a passo de como desentupir vaso com garrafa pet

Para desentupir vaso com garrafa pet, você deve improvisar um desentupidor caseiro: corte a garrafa ao meio, encaixe a parte de cima em um cabo de madeira (pode ser de vassoura) e use-o para fazer pressão no buraco do vaso sanitário até liberar os dejetos acumulados
Para desentupir vaso com garrafa pet, você deve improvisar um desentupidor caseiro: corte a garrafa ao meio, encaixe a parte de cima em um cabo de madeira (pode ser de vassoura) e use-o para fazer pressão no buraco do vaso sanitário até liberar os dejetos acumulados

Você sabia que é possível desentupir o vaso sanitário de diferentes maneiras (sem necessariamente usar um desentupidor)? Geralmente, o entupimento ocorre por conta do acúmulo de papel higiênico ou de outros dejetos que ficam presos na tubulação - nesse caso, é necessário usar algo para fazer pressão e desobstruir o encanamento. Uma dica interessante e relativamente simples de colocar em prática é improvisar um desentupidor caseiro usando uma garrafa pet acoplada a um cabo de vassoura. Para te ajudar, nós separamos dicas de como fazer isso de forma correta. Vale a pena conferir!

Como desentupir vaso sanitário com garrafa pet?

Caso o vaso sanitário fique obstruído e não haja um desentupidor apropriado para resolver o problema, o melhor a se fazer é improvisar um utensílio usando a metade de uma garrafa pet (que será usada para fazer pressão e liberar os dejetos obstruídos). Aqui, nós separamos um passo a passo detalhado para fazer esse desentupidor caseiro:

Você vai precisar de: 1 garrafa pet de 2 litros, 1 cabo de vassoura (ou outro cabo de madeira semelhante), tesoura e fita adesiva.

1. Para começar, use a tesoura para cortar a garrafa pet mais ou menos na metade - deixando a parte de cima (onde fica a boca) um pouco menor.

2. Encaixe a boca da garrafa no cabo da vassoura e, então, use a fita adesiva pra fixar bem. Aqui, a ideia é que a garrafa substitua a parte emborrachada do desentupidor comum (servindo para fazer a pressão necessária para desobstruir).

3. Posicione a garrafa pet no buraco do vaso sanitário e, então, faça movimentos de vai e vem com o cabo até que o encanamento desobstrua. Para testar se o procedimento funcionou bem, basta dar descarga uma vez. Caso o vaso continue entupido, repita o movimento de empurrar e puxar o cabo e, então, dê descarga novamente. É provável que seja necessário repetir esse processo algumas vezes para desentupir de vez.

Que tal recorrer à solução de vinagre com bicarbonato de sódio?

Em vez de improvisar um desentupidor com garrafa pet, outra dica interessante é recorrer a algumas soluções desinfetantes que, além de limpar, ajudam a desobstruir pias, ralos e até vasos sanitários. Em um recipiente, misture 250 ml de vinagre com 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio. Em seguida, despeje a solução no vaso sanitário, espere cerca 20 minutos e, então, dê descarga. Geralmente, esse truque funciona bem para liberar os dejetos acumulados e, ao mesmo tempo, é ótimo para eliminar os germes da parte interna do vaso.

Matérias: Limpeza

Ver mais