Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como desentupir o vaso sanitário: 12 métodos para usar agora mesmo
Meu Lar 23/10/2023

Como desentupir o vaso sanitário: 12 métodos para usar agora mesmo

Imagine a cena: você corre para usar o banheiro e, de repente, descobre que a água não está indo embora como deveria. É um problema frustrante e que quase todo mundo já passou, certo? Mas a boa notícia é que, na maioria das vezes, desentupir o vaso sanitário é uma tarefa que pode ser realizada sem crise, com apenas algumas técnicas simples e produtos facilmente disponíveis em nossas casas.

Pensando nisso, preparamos um guia completo, com 12 dicas eficazes para desentupir a privada e descomplicar de vez esse tema. Prepare-se, você está prestes a se tornar um expert em lidar com esse problema! Vamos lá?

Como desentupir vaso sanitário?

Apesar de ser um problema comum, todas as vezes que esse tipo de situação acontece, ficamos com dúvida de como resolvê-lo, não é mesmo? Então, confira nossas dicas e lide com esse problema com mais propriedade:

1. Desentupidor de borracha

Essa é a técnica mais comum e eficaz. Coloque o desentupidor sobre o buraco de drenagem e faça movimentos firmes e consistentes de bombeamento para criar pressão e empurrar o entupimento para baixo. Certifique-se de ter um desentupidor de boa qualidade em mãos.

2. Água quente

Despejar água quente na privada ajuda a quebrar detritos e gordura. Porém, a principal dica é usar a pressão da água a seu favor. Por isso, jogue de uma vez e, sem parar, um balde cheio de água quente (não fervente), tomando sempre cuidado para não se queimar. O indicado é repetir o procedimento mais uma vez para conseguir um bom resultado.

3. Detergente para louças

Se a água do vaso estiver baixa, usar o truque do detergente é uma ótima opção. Basta jogar quatro colheres de sopa de detergente na privada, acrescentar um litro de água quente e aguardar 20 minutos. Depois do tempo de ação, você pode dar descarga normalmente. A temperatura do líquido vai ajudar a ativar o detergente e dissolver, ou deslizar, o que estiver obstruindo o caminho da descarga.

4. Água sanitária

Quando a água ou detergente sozinhos não derem conta, a sugestão é escolher produtos mais potentes, como a água sanitária. Coloque meio litro do produto no vaso sanitário e depois adicione meia xícara de sabão em pó. Aguarde 10 minutos para a reação dos itens antes de apertar a descarga. Essa dica geralmente funciona de primeira, mas você pode tentar mais uma vez conforme a necessidade.

Pessoa com luvas de borracha joga mistura em balde com água sanitária para desentupir vaso sanitário

5. Vinagre e bicarbonato de sódio

Esta é uma combinação poderosa para várias tarefas, incluindo desentupir a privada. Misture uma colher de bicarbonato de sódio com meio copo de vinagre, despeje no vaso e espere agir por 20 minutos. Depois, é só dar descarga e repetir o processo mais uma vez se for preciso. A reação química ajuda a dissolver o entupimento.

6. Solução caseira de sal e bicarbonato

Outra mistura potente é sal e bicarbonato. Você precisará de 1/4 de xícara de sal e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio. Basta misturar e despejar no vaso. Deixe descansar por algumas horas antes de dar a descarga.

7. Mistura de água com sal e detergente

Um caminho interessante para casos mais complexos é fazer um mix completo. Misture uma colher de sopa de sal e uma colher de sopa de detergente em água quente e despeje no vaso. Deixe agir por alguns minutos antes de dar a descarga.

8. Saco plástico ou de lixo

Pode parecer estranho à primeira vista, no entanto, essa é uma dica que funciona super bem, ao usar a pressão do ar para desentupir o vaso sanitário. É bem simples: tudo que você precisa fazer é levantar a tampa e vedar todo o vaso com o plástico. Cuide para não deixar nenhum espaço para saída de ar do interior da privada.

Depois, abaixe a tampa, sente em cima do vaso e aperte a descarga por alguns segundos. Em menos de um minuto você consegue se livrar do problema, sem a ajuda de um desentupidor.

Pessoa com luvas de borracha usa escova para limpeza após desentupir vaso sanitário

9. Fio de arame flexível

Outro elemento que pode ser salvador é a utilização de um fio de arame ou cabo flexível, que pode ser usado para alcançar e quebrar bloqueios profundos. Tenha cuidado, porém, para evitar danos ao vaso.

10. Cabide de arame

Quem não tem um arame ou fio específico para esta tarefa pode utilizar outros elementos, como um cabide de arame. Desenrole todo o cabo e crie um gancho na ponta. Use-o para alcançar e remover detritos que estejam obstruindo a passagem do cano.

11. Desentupidor químico

Se o entupimento persistir, o uso de um desentupidor químico, como hidróxido de sódio e enzimas desentupidoras, pode ser a melhor opção. Mas é fundamental ter cautela e atenção ao processo de uso para evitar danos à saúde e ao encanamento. Por isso, siga sempre as instruções do fabricante e use com cuidado.

12. Soda cáustica

Caso nada tenha surtido efeito, o jeito é apelar para o produto mais agressivo para a função: a soda cáustica. Porém, não se esqueça de tomar bastante cuidado para manusear esse item: usando luvas e óculos protetores, encha um balde de água e coloque duas colheres de sopa de soda cáustica e duas colheres de sopa de sal. Jogue a mistura no vaso apenas uma vez e evite usar esse método com frequência.

Dica extra: desentupimento profissional

Se todas as tentativas falharem, pode ser realmente hora de chamar um encanador profissional. Ele tem as ferramentas e experiência necessárias para resolver problemas mais graves.

Homem com macacão e luvas de borracha usa desentupidor para desentupir vaso sanitário de forma profissional

Pode colocar soda cáustica para desentupir a privada?

Sim, a soda cáustica pode ser usada para desentupir um vaso sanitário, mas é importante usá-la com extrema precaução. Até porque o produto é uma substância altamente corrosiva e tóxica, portanto, siga estas dicas:

  1. use luvas de proteção: nunca entre em contato direto com a soda cáustica. Use luvas de borracha resistentes;
  2. garanta a ventilação adequada do ambiente: certifique-se de que o banheiro esteja bem ventilado ao usá-la, pois os vapores podem ser prejudiciais à saúde;
  3. misture com cuidado: dissolva uma pequena quantidade em água quente, seguindo as instruções do fabricante. Nunca coloque a soda cáustica diretamente no vaso sanitário, pois pode causar danos ao porcelanato;
  4. evite contato com outros produtos: não misture-a com outros produtos químicos, pois isso pode criar reações perigosas;
  5. enxágue completamente: após a aplicação, jogue água, abundantemente, para garantir que todos os resíduos sejam removidos.

Lembre-se: a soda cáustica é uma opção de último recurso. Tente métodos mais suaves antes de recorrer a ela e, se não se sentir confortável manuseando-a, chame um encanador profissional.

Leia mais: Como limpar vaso sanitário encardido?

Qual é o melhor produto para desentupir o vaso sanitário?

A escolha do melhor produto dependerá da gravidade do entupimento. Desentupidores de borracha são uma opção segura e eficaz para a maioria dos casos. Para obstruções mais persistentes, produtos químicos podem ser uma escolha, mas lembre-se de usá-los com cautela. A seguir, confira algumas opções populares:

  • desentupidores de borracha: é uma ferramenta eficaz e segura para desentupir vasos sanitários. É uma opção ideal para entupimentos leves a moderados;
  • produtos químicos: podem ser eficazes em entupimentos mais teimosos. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante e usar proteção adequada ao manuseá-los;
  • bexiga de desentupimento: é uma alternativa eficaz ao desentupidor de borracha. Ela cria pressão no vaso sanitário para remover o entupimento;
  • cabide de arame flexível: pode ser usado para alcançar e remover detritos que estão obstruindo a passagem da água.

Leia mais: O passo a passo de como desentupir vaso com garrafa pet

Viu? Desentupir o vaso sanitário pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com as técnicas certas e os produtos adequados, é possível resolver o problema de forma rápida e eficaz.