Limpeza

Veja 5 dicas de como desentupir pia de cozinha e de banheiro sem ter que chamar um profissional

Apostar em um desentupidor é o principal truque para resolver o problema da pia sem precisar chamar um especialista
Apostar em um desentupidor é o principal truque para resolver o problema da pia sem precisar chamar um especialista

Por mais que você seja uma pessoa organizada ainda existe a chance de passar pelo transtorno de ter que desentupir uma pia. Ok, a tarefa não é divertida, mas não precisa ser penosa de forma alguma. Você sabia que existem diferentes formas de resolver esse problema ser dor de cabeça? Nós selecionamos 5 delas, que são tão práticas que não será preciso chamar um profissional para acabar com o entupimento.

Desentupidor de pia é opção prática para ter em casa

Aqui não há mistério: é só pressionar o desentupidor no ralo e repetir o processo até que a água volte a fluir normalmente. Por isso, vale a pena investir em um, já que ele pode ser uma mão na roda para resolver esse tipo de problema. Ao mesmo tempo, é bom destacar que o ideal é simplesmente evitar que ele tenha que ser usado. Para isso basta usar redinha na pia e retirar sempre os restos de alimentos, no caso da cozinha. Já no banheiro tente tirar com alguma frequência os fios de cabelo que ficam presos no ralo, nem que para isso seja preciso usar um arame em forma de gancho.

Vinagre e bicarbonato de sódio conseguem resolver grande parte dos entupimentos de pia

A mistura vinagre e bicarbonato de sódio é uma ótima aliada da faxina de casa, já que é potente para se livrar de diferentes tipos de manchas, o que inclui tanto as do chão quanto as das roupas. Ok, mas o que isso tem a ver com a pia? Pois é, os dois ingredientes também ajudam a desentupi-la!

A dica é primeiro jogar o bicarbonato e depois pelo menos o dobro da quantidade de vinagre. Então se você usou 4 colheres de um precisa botar 8 do outro. Em casos mais extremos pode apostar na proporção de ½ xícara para 1 xícara. Depois de depositar tudo o ideal é fechar a abertura, seja com um pano ou com o próprio ralinho, por meia hora. Se quiser pode jogar água fervente depois, porque o líquido vai ajudar a dissolver qualquer possível restinho. Fácil, não?

Água fervente e detergente é uma combinação prática que todo mundo tem em casa

Para quem está sem vinagre ou bicarbonato de sódio no armário a dica é apostar na combinação de água fervente e detergente, que todo mundo sempre tem em casa. É bom lembrar que essa dica é boa para quando o problema é gordura na tubulação, e não pedaços de comida. Para isso basta jogar o detergente e depois despejar a água fervente por cima. Se achar que os canos não suportam altas temperaturas é só optar pela água quente mesmo.

Soda cáustica é solução extrema para problema de entupimento

Nada disso funcionou? Então talvez o problema seja um pouco maior do que o imaginado. Neste caso pode ser uma boa ideia jogar soda cáustica cano abaixo. Mas cuidado: o produto é bem corrosivo, podendo, inclusive, queimar a sua pele. E para evitar qualquer tipo de dano, seja a você ou à tubulação, é importante ler atentamente as instruções da embalagem do produto. A parte boa é que ele destrói até pedaços de plástico, possivelmente livrando o seu encanamento de seja lá o que esteja fazendo a pia entupir.

Limpar o sifão ajuda a retirar alimentos e objetos que caíram no ralo

Antes mesmo da soda cáustica vale a pena abrir o sifão, aquela peça que conecta o ralo com a tubulação da casa ou apartamento. Às vezes é só tirar de lá alguma coisa que ficou presa e que está impedindo a água de descer corretamente. É bom lembrar que se isso aconteceu é porque você deixou alimentos ou pequenos objetos caírem ralo abaixo, então o ideal é ter atenção para evitar que isso aconteça.

Matérias: Limpeza

Ver mais