Pets

Mudar a ração do cachorro faz mal? Descubra como fazer a troca de ração sem estressar o pet

Troca de ração depende da idade e porte do cachorro
Troca de ração depende da idade e porte do cachorro

Quem tem pet em casa já deve ter se perguntado se mudar a ração do cachorro faz mal. O processo de mudança alimentar pode ser difícil para os bichos devido à extrema sensibilidade estomacal dos cães. Apesar disso, a troca de ração é fundamental ao longo da vida dos animais para garantir a saúde e o pleno desenvolvimento do organismo dos bichinhos. Portanto, descubra como mudar ração de cachorro e a maneira de garantir a troca de forma saudável para o cão.

Afinal, mudar a ração do cachorro faz mal?

A resposta para esta pergunta é: depende! Para os donos de pet de primeira viagem, é normal ter dúvida se pode mudar a ração do cachorro ou não e como fazê-lo. Assim como os humanos, cada animal possui um organismo diferente e pode apresentar reações distintas durante a troca de ração.

No geral, é comum que os pets tenham alterações na cor, consistência e odor das fezes e urina ou mesmo sintomas como diarreia e enjoo ao mudar o tipo de comida. Porém, isto não significa que trocar a ração do cachorro faz mal a todos os cães ou a longo prazo necessariamente. Pode variar muito!

Troca de ração deve ser feita ao longo da vida do pet

Os bichos tendem a se acostumar com uma alimentação específica e podem ter diferentes tipos de reação no processo de mudança de comida. Porém, a troca de ração é fundamental ao longo do tempo de vida do animal ou diante de quadros de alergia alimentar, por exemplo.

Conforme o cachorro avança em idade e tamanho, as necessidades nutricionais variam para garantir o desenvolvimento do organismo do animal. O indicado é começar com a Ração para Cães Filhotes Sabor Carne e Frango Qualitá nos primeiros meses de vida do bichinho e fazer a alteração gradualmente conforme o cachorro cresce. Assim fica mais fácil prevenir reações graves!

Saiba quando mudar a ração do cachorro

A melhor forma de acertar como trocar a ração do cachorro é se guiando pelo porte, idade e o período da vida do pet. Depois de 1 ou 2 anos do bichinho, é quando mudar a ração do filhote se torna ideal. Nesse caso, apostar na Ração para Cães Grande Porte Sabor Carne e Vegetais Adulto Qualitá ou na Ração para Cães Raças Pequenas Sabor Carne Qualitá é uma ótima forma de manter o animal bem nutrido e saudável de acordo com as especificidades de cada organismo. Dica de ouro!

Veja como mudar a ração do cachorro de maneira saudável

A troca de ração não pode ocorrer do nada devido à sensibilidade estomacal dos cães. O indicado é realizar o processo gradualmente para prevenir sintomas agudos, como vômitos e diarreia. A mudança deve ocorrer com a mistura das rações. Comece com ⅕ da nova e ⅘ da antiga no potinho. Aumente para ⅖ da ração nova e ⅗ da antiga e mantenha assim sucessivamente a cada 2 dias, até servir apenas o novo alimento ao cachorro. Lembre-se de hidratar corretamente o animal e fazer uso de soro caseiro, se necessário.

Sempre dê preferência a produtos de qualidade premium para alimentar seu pet! A linha de rações da Qualitá é a indicação perfeita para nutrir cães e gatos no cotidiano. Se notar prisão de ventre ou reações por dias consecutivos, não hesite em levar o cachorro ao veterinário. Garanta a saúde para o seu bichinho!

Matérias: Pets

Ver mais