Pets

Alimentação de cães filhotes: qual a quantidade correta e quantas vezes o cachorro deve comer por dia?

A alimentação de cães filhotes varia bastante nos primeiros 8 meses de vida
A alimentação de cães filhotes varia bastante nos primeiros 8 meses de vida

A quantidade de ração ideal - sobretudo para cães filhotes - e com que frequência ela deve ser distribuída ao longo do dia são duas grandes questões que sempre acabam acompanhando os donos de primeira viagem. Pensando nisso, nós decidimos reunir todas as dicas para te orientar na hora da alimentação do seu filhote e acabar com essas dúvidas de uma vez por todas! Então já pode começar a se tranquilizar e a conferir essa matéria:

Frequência da alimentação varia de acordo com os primeiros meses de idade do filhote

Os primeiros 8 meses de vida de um filhote são os mais cruciais para a sua alimentação. Sabe aquela lógica de que as crianças devem se alimentar bem até certa idade para crescerem mais fortes e saudáveis? Então, para os baixinhos de quatro patas funciona da mesma maneira.

De acordo com muitos especialistas, os filhotes de 2 a 4 meses de idade devem comer pelo menos 4 vezes ao dia (se for melhor para você, distribua a frequência conforme os horários das refeições da casa). Se o filhote estiver na faixa etária dos 4 a 8 meses, o ideal é alimentá-lo 3 vezes ao dia. E se o seu cachorro já tiver passado dos 8 meses, a quantidade se estabiliza em 2 vezes ao dia.

Obs.: Os pacotes de ração também costumam apresentar orientações quanto a quantidade ideal, dá uma olhada nas embalagens!

Porte, idade e peso são fatores que influenciam na quantidade de ração

A primeira informação que você deve ter em mente é que a quantidade de comida normalmente varia de acordo com o tamanho e a idade dos seus filhotinhos. Em geral, todas as especificações necessárias estão presentes nas embalagens de ração, então você não precisa se preocupar tanto com os detalhes. Mesmo assim, vale a pena ter noção de algumas "regrinhas".

A primeira delas é que a partir dos 45 dias de vida já é possível alimentar o seu cão com a ração! E, antes do primeiro ano de idade, a quantidade de ração deve corresponder a cerca de 10% do seu peso corpóreo. A partir de 1 ano, a quantidade deve acompanhar a saudabilidade do seu cão, o porte (miniatura, pequeno, médio ou grande) e a idade. Normalmente a porcentagem diminui conforme o porte aumenta. Por isso, é muito importante comprar as rações que se enquadram nas especificidades do seu cachorro e seguir todas as indicações corretamente. Assim, tudo fica bem mais simples!

Em caso de dúvidas, não hesite em consultar o veterinário

Seja para descobrir o peso do seu cachorro ou para esclarecer dúvidas pendentes, lembre-se: os especialistas no assunto podem te ajudar sobre qualquer coisa. E é sempre bom para o cãozinho ter um acompanhamento médico veterinário frequente, então não hesite em consultá-lo sempre que necessário.

Matérias: Pets

Ver mais