Pets

Como fazer soro caseiro para cachorro e em que situações oferecê-lo

Em casos de necessidade, prepare um soro caseiro para cachorro (misturando água, açúcar, sal, bicarbonato e limão) e ofereça ao animal uma quantidade que varia de acordo com o seu peso
Em casos de necessidade, prepare um soro caseiro para cachorro (misturando água, açúcar, sal, bicarbonato e limão) e ofereça ao animal uma quantidade que varia de acordo com o seu peso

Assim como nos humanos, a desidratação em cães pode ser bastante comum nos períodos mais quentes. Não à toa, alguns donos costumam recorrer a alternativas caseiras para hidratar o pet e mantê-lo saudável e fresquinho diante das altas temperaturas.

Em alguns momentos, no entanto, somente o soro caseiro para cachorro pode, de fato, resolver o problema e manter o pet hidratado - isso porque a solução possui ingredientes específicos que ajudam a repor os sais minerais perdidos durante o processo. Para saber como fazer a solução em casa e em quais situações você deve oferecê-la, dá uma olhada nas dicas da matéria!

Afinal, como fazer soro caseiro para cachorro e ajudar o pet em casos de necessidade?

Ao contrário do que pode parecer, a receita de soro caseiro para cachorro é bem simples de fazer em casa. Basta usar alguns alimentos que já fazem parte da sua despensa - como o açúcar e o sal - e oferecer de forma diluída ao cachorro.

Você vai precisar de: 1 litro de água filtrada, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal refinado, 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1/2 limão.

Para começar, ferva a água até ela entrar em ebulição, desligue o fogo quando começar a ferver e despeje o líquido em um recipiente preferencialmente de vidro. Em seguida, adicione o açúcar, o sal, o bicarbonato e o suco do limão, misturando bem com a ajuda de uma colher. Quando o soro esfriar, ofereça ao cachorro uma vez ao dia no lugar da água. 

É importante ressaltar que a quantidade de soro caseiro pode variar de acordo com o porte e o peso do animal. Por isso, o ideal é oferecer ¼ de xícara da solução para cada 2,5 kg de peso corporal. Em caso de cães filhotes, ofereça apenas 3 a 4 colheres de sopa do soro. E em cachorros de menos de 2,5 kg, 4 a 5 colheres de sopa.

Para oferecer o soro caseiro, atente-se aos sintomas de desidratação do seu pet

Alguns sinais podem te guiar sobre quais são os momentos ideias para oferece o soro caseiro ao seu cachorro. Sintomas como a perda rápida de peso, falta de apetite, respiração ofegante, fraqueza, frequência cardíaca elevada e baba excessiva muitas vezes indicam a desidratação do pet. Mesmo assim, consultar um veterinário especialista é imprescindível antes de fazer o tratamento. Por isso, não hesite em consultá-lo antes de preparar o soro para o seu doguinho!

Matérias: Pets

Ver mais