Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mortadela além do pão: como aproveitar esse ingrediente em receitas
Meu Lar 16/03/2022

Mortadela além do pão: como aproveitar esse ingrediente em receitas

A mortadela é um dos embutidos de origem italiana que mais fazem sucesso no Brasil, sabia? A clássica combinação de pão com mortadela, por exemplo, é bastante tradicional, simples, saborosa e uma opção mais barata de café da manhã ou lanche da tarde. O que muita gente não sabe é que existem outras receitas com mortadela – como bolinhos e até tortas – que ficam de dar água na boca e também são fáceis de incluir no cardápio. Para te incentivar a variar mais na cozinha, nós separamos algumas opções de preparo com mortadela defumada ou italiana. Dá uma conferida!

1. Torta de mortadela é ótima opção para o lanche

Que tal fazer uma torta recheada com mortadela picada, queijo e temperos (como cebola, pimenta e cheiro-verde) para servir de lanche ou até mesmo como acompanhamento para o almoço? A massa da torta, por exemplo, é bem fácil de preparar no liquidificador e depois você só precisa incorporar o recheio e levar tudo para assar no forno.

Você vai precisar de: 3 ovos Qualitá, 1 xícara de leite integral Qualitá, ½ xícara de óleo de soja Qualitá, 1 ½ xícara de farinha de trigo tradicional Qualitá, 1 colher de sopa de amido de milho Qualitá, ¼ xícara de parmesão ralado Qualitá, 1 colher de sopa de fermento químico em pó Qualitá, 2 embalagens de mortadela defumada Qualitá (360 g no total), 1 embalagem de queijo mussarela fatiado Qualitá (150 g), 3 colheres de sopa de cebola picada Qualitá, 2 tomates italianos Qualitá, sal a gosto, pimenta-do-reino em pó Qualitá, cheiro-verde Qualitá picado a gosto, 1 lata de milho verde Qualitá (170 g), Manteiga Qualitá para untar.

Para começar, você deve preparar a massa: coloque os ovos, o leite, o óleo, a farinha de trigo, o amido de milho, o parmesão ralado e o fermento químico no liquidificador e bata até formar uma massa homogênea. Reserve.

Para preparar o recheio, você deve picar a mortadela e o queijo muçarela em cubinhos. Em seguida, faça o mesmo com os tomates (removendo as sementes), junte a cebola picada e, então, misture todos os ingredientes. Adicione sal, pimenta a gosto, cheiro verde e milho, misturando até formar um recheio homogêneo e bem colorido.

Unte uma assadeira retangular com manteiga e um pouco de farinha, despeje metade da massa da torta e, então, adicione todo o recheio por cima. Finalize com o restante da massa e leve para assar no forno preaquecido a 200°C por cerca de 30 minutos ou até dourar bem. O resultado fica bem saboroso!

2. Bolinho de mortadela é perfeito para servir de aperitivo

Além de preparar bolinhos de arroz, de chuva, feijoada, bacalhau e outros bem tradicionais, você pode experimentar uma receita de bolinho de mortadela que é mais barata, simples e também funciona de aperitivo para receber amigos em casa, por exemplo. Esse tipo de bolinho também é ótimo para incrementar o almoço e pode ser feito com vários temperos.

Você vai precisar de: 3 ovos Qualitá, 3 embalagens de mortadela italiana Qualitá (300 g no total), 5 colheres de sopa de farinha de trigo tradicional Qualitá, cheiro-verde Qualitá picado a gosto, sal a gosto, 1 pitada de pimenta-do-reino em pó Qualitá, 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado Qualitá, óleo de soja Qualitá para fritar.

Em um recipiente, coloque os ovos, a mortadela italiana cortada em cubinhos, a farinha de trigo e misture bem. Adicione o cheiro-verde, o sal, a pimenta e o queijo parmesão ralado. Misture novamente, até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas com as mãos e reserve.

Em uma panela, deixe o óleo esquentar bem. Para saber se ele está no ponto certo para a fritura, uma boa dica é jogar um fósforo dentro – quando acender, significa que o óleo está no ponto. Frite todos os bolinhos e coma em seguida. Bem simples, né?

3. Lanche de mortadela com ovos, queijo e temperos fica bem saboroso

Outra ótima sugestão de lanche para incluir no cardápio é a mistura de ovos com mortadela, queijos e temperos – que consiste, na verdade, em uma grande omelete colorida que fica deliciosa e ainda é bem rápida de preparar. Aqui, o segredo é caprichar nos temperos, como salsinha, cebolinha, orégano e também incluir tomate e cebola para dar mais sabor.

Você vai precisar de: 3 ovos Qualitá, 1 embalagem de mortadela defumada Qualitá (180 g), 1 embalagem de queijo mussarela fatiado Qualitá (150 g), 3 colheres de sopa de cebola picada Qualitá, 1 tomate italiano Qualitá cortado em cubos (sem sementes), 1 colher de sopa de cheiro-verde Qualitá picado, 1 colher de chá rasa de orégano Qualitá, sal a gosto, ½ colher de sopa de manteiga Qualitá para fritar.

Comece batendo os ovos em um bowl com a ajuda de um garfo. Adicione a mortadela e o queijo muçarela cortados em cubos, a cebola picada e o tomate (cortado em cubos preferencialmente sem sementes) e misture bem. Junte o cheiro-verde, o orégano, o sal e misture novamente.

Em uma frigideira antiaderente, deixe a manteiga derreter e, então, despeje a massa. Deixe fritar dos dois lados até dourar e prontinho! Você pode comer esse lanche de mortadela puro ou até mesmo com uma salada verde.

4. Mortadela frita é ótima para incrementar sanduíches

Que tal fritar a mortadela com temperos para servir de recheio para sanduíches ou servir de tira gosto? Aqui, a ideia é refogar a mortadela picada com cebola e ervas para fazer uma mistura bem aromática e saborosa, que harmoniza bem com diferentes tipos de pães – de forma, careca, australiano, sovado e por aí vai.

Você vai precisar de: 1 embalagem de mortadela defumada Qualitá (180 g), ½ colher de sopa de azeite de oliva extravirgem Qualitá, 1 colher de sopa de manteiga Qualitá, 3 colheres de sopa de cebola picada Qualitá, sal a gosto, 1 colher de chá do tempero pronto de cebola, alho e salsa Qualitá, cheiro-verde Qualitá picado a gosto.

Em uma frigideira, coloque o azeite e a manteiga e deixe derreter. Em seguida, junte a cebola picada e deixe refogar por uns minutos, até ela começar a ficar transparente.

Nesse ponto, junte a mortadela cortada em cubos, o sal, o tempero de cebola, alho e salsa e deixe refogar por pelo menos 10 minutos, mexendo sempre no fogo médio/baixo.

No final, adicione o cheiro-verde picado, misture mais um pouco, até a mortadela ficar bem dourada e prontinho!