Economia do lar

Máquina de macarrão: aprenda a usá-la no preparo de massas frescas

Para usar a máquina de macarrão no preparo de massas frescas, basta fazer a massa e usar o cilindro certo para cortá-la de acordo com a sua preferência
Para usar a máquina de macarrão no preparo de massas frescas, basta fazer a massa e usar o cilindro certo para cortá-la de acordo com a sua preferência

Já reparou que alguns itens de cozinha fazem toda a diferença no preparo das receitas? A máquina de macarrão, por exemplo, é usada para cortar e modelar massas frescas em diferentes tamanhos e espessuras, o que ajuda a tornar o processo muito mais prático do que se fosse feito artesanalmente. Quer aprender a manuseá-la? Dá uma olhada nas dicas!

Primeiro, prepare uma massa usando farinha, ovos e sal

A primeira coisa que você deve fazer para usar a máquina de macarrão é preparar a sua própria massa fresca. A dica, neste caso, é usar 1 ovo a cada 100 g de farinha de trigo e 1 colher de chá de sal para temperar a massa, proporção que vale para fazer lasanha ou macarrão caseiro.

Você vai precisar de: 300 g de farinha de trigo, 3 ovos e 3 colheres (chá) de sal.

Comece misturando os ingredientes à mão durante mais ou menos 10 minutos, sovando e esticando a massa até que ela fique com um aspecto bem homogêneo. Depois, deixe-a descansar por 30 minutos e, então, corte em 3 partes iguais.

Use a máquina de macarrão para esticar e modelar a massa fresca

Agora que você já fez a sua massa, é hora de aprender a efetivamente usar a máquina de macarrão e usufruir de as suas técnicas. Para fazer isso, encaixe as peças do aparelho conforme as instruções da embalagem, colocando a manivela e os cilindros que vêm junto com a máquina em seus devidos lugares.

Depois, fixe o aparelho na borda de uma bancada para que ele não fique se mexendo e atrapalhando o processo de preparo (as máquinas normalmente já vêm com um ganchinho para você encaixar na mesa). Quando estiver tudo pronto, pegue uma das partes da massa, polvilhe um pouco de farinha de trigo dos dois lados e passe-a no cilindro de massa lisa (sem cortes), girando a manivela para que ela fique com a espessura certa na hora de cortar.

A máquina de macarrão normalmente possui 9 níveis de espessura que vão desde o número 0 até o número 9. Quanto maior for o número, menor será a espessura e mais fina ficará a massa. A ideia, nessa primeira etapa, é passar a massa fresca pelo menos 3 vezes no cilindro liso usando o nível 0. Passe a massa girando a manivela, dobre-a no meio, passe novamente e repita esse processo.

Depois, de acordo com o tipo de massa que você deseja preparar, diminua ainda mais a espessura e passe-a mais algumas vezes para que ela fique do tamanho desejado. Para preparar uma massa tipo fettuccine, por exemplo, o ideal é usar o regulador no nível 5. Já para massas tipo talharim ou espaguete, os níveis 7, 8 e 9 são mais aconselhados.

Use o cilindro de corte para cortar a massa de acordo com a sua receita

Quando a massa estiver na espessura certa, escolha o tipo de corte mais adequado para a sua receita. A máquina de macarrão vem apenas com 1 cilindro de corte que possui duas opções de largura: uma para uma massa mais larga, tipo fettuccine, e outra para uma massa mais fina (de menor largura), tipo espaguete. Existem outros acessórios de cortes que te ajudam a fazer capeletti, ravioli etc., mas eles normalmente são vendidos à parte.

Para cortar a massa, basta posicionar a manivela no cilindro de corte, polvilhar um pouco de farinha de trigo nos dois lados e passá-la pelo rolo girando a manivela em sentido contrário. Aos poucos, você vai perceber que ela sairá cortada do outro lado do aparelho.

Para recolher os fios cortados, use o bastão do varal de massas (que muitas vezes vem junto com a máquina) ou algum material fino e cilíndrico que te dê apoio. Você pode levá-la diretamente para o varal e cozinhar assim que acabar todas as etapas ou armazená-la em um recipiente com tampa durante 2 dias na geladeira.

Matérias: Economia do lar

Ver mais