Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Já tentou preparar massa fresca? Como fazer macarrão ou lasanha seguindo truques certeiros
Guia Culinário 25/11/2019

Já tentou preparar massa fresca? Como fazer macarrão ou lasanha seguindo truques certeiros

Você já pensou em preparar a massa do macarrão (ou da lasanha) por conta própria? Na maioria das vezes, as pessoas compram as versões industrializadas – que são realmente bem práticas – e esquecem que também dá para fazer a massa artesanalmente. Se você faz parte do grupo que gosta de se aventurar na cozinha, a nossa sugestão é aprender a fazer macarrão e lasanha 100% caseiros. Para te ajudar, nós separamos truques certeiros e fáceis de seguir – confira!

Para preparar macarrão, você vai precisar de farinha de trigo, ovos e sal

Preparar macarrão caseiro é mais simples do que parece, sabia? Para começar, você deve fazer a massa usando apenas farinha de trigo, ovos e sal. A dica para não errar nas medidas é usar um ovo para cada 100 g de farinha. Ou seja, caso você use 300 g, serão necessários 3 ovos para que a massa fique no ponto certo.

Misture todos os ingredientes à mão durante cerca de 10 minutos (sovando e esticando, até que fique bem homogêneo). Deixe a massa descansar por 30 minutos, depois corte-a em 3 partes e, com a ajuda do rolo, vá esticando bastante, até que ela fique bem lisa.

Corte os fios do macarrão com uma máquina específica ou faca simples

Chegou a hora de cortar os fios do macarrão! Para isso, a melhor dica é recorrer à máquina de macarrão, que consegue achatar muito bem a massa (deixando-a mais fina) e cortá-la em fios de espessuras diferentes. Bem prático, né?

Caso você não tenha uma em casa, no entanto, será necessário cortar manualmente, usando uma faca. Com a ajuda do rolo, estique bem a massa (até que ela fique com 2 mm ou menos de espessura) e, então, corte-a para que ela fique em um formato retangular. Durante esse processo, vá jogando um pouco de farinha por cima para que a massa não grude na superfície.

Quando a massa estiver bem fina e esticada, jogue um pouco de farinha e a enrole com os dedos sem apertar muito. Assim, você forma uma espécie de “rolinho” mais frouxo. Pegue uma faca e corte os fios na largura desejada. Depois é só desenrolar que a massa estará prontinha para o cozimento.

Diferentes larguras de macarrão:

Spaghetti – 1,1 mm

Tagliatelle ou Fettuccine – 7 mm

Pappardelle – 2,5 cm

Massa de lasanha tem o mesmo modo de preparo

Assim como a massa de macarrão, a de lasanha é preparada com farinha de trigo, ovos e sal. O único ponto diferente é o formato (as folhas de lasanha são mais largas) e o processo de cozimento. Se liga no passo a passo:

– Para preparar, siga o mesmo processo que citamos mais acima: misture 5 ovos, 500 g de farinha e coloque uma pitada de sal;

– Vá sovando com a mão até que a massa fique na consistência certa;

– Deixe-a descansar por 30 minutos (enrolada no plástico filme, se preferir);

– Depois, corte-a em 3 partes e, por fim, use o rolo para esticar bem;

– Com uma faca, corte as folhas da lasanha na largura que preferir;

– Coloque a massa para cozinhar na água quente e, por fim, é só montar a lasanha – alternando entre camadas de queijo, presunto, molho, carne moída e massa, por exemplo;

– Coloque para assar e prontinho, fica uma delícia!

Massas caseiras de macarrão e lasanha são bem baratas (envolvem poucos ingredientes) e mais fáceis de fazer do que aparentam. E aí, se animou para colocar a mão na massa?