Alimentação

Embalagem a vácuo caseira: aprenda técnicas inusitadas que não incluem o uso de uma seladora

Você vai poder embalar qualquer alimento a vácuo após seguir as nossas dicas
Você vai poder embalar qualquer alimento a vácuo após seguir as nossas dicas

Se você acha que embalar coisas a vácuo é só pra gente com dinheiro nós viemos trazer uma boa notícia: é possível repetir o processo em casa sem precisar comprar uma seladora! É isso mesmo, e não vale só para comidas, não, viu? O seu investimento com certeza vai ser bem menor e a vantagem - que é de conservar o que você quiser por mais tempo - a mesma! Bora aprender? Se liga então nas nossas técnicas:

Selagem a vácuo com água

Aqui você vai precisar apenas de um saco hermético com fecho zip (aqueles de guardar alimento no freezer, por exemplo) e um recipiente fundo com água. Pegou? Agora siga o nosso passo a passo:

1. Coloque no saco o alimento que você quiser guardar e deixe apenas uma frestinha aberta;

2. Mergulhe o saco quase que completamente na água (deixando a parte aberta intacta) e vá "empurrando" o ar para fora com a ajuda da própria pressão da água;

3. Quando enfim o ar tiver saído praticamente por completo feche o zíper (que deve ser a única parte que não mergulhou no recipiente);

4. Pronto! Você vai ver que a comida está bem selada, fazendo com ela dure mais tempo que o esperado. Fácil, né?

Selagem a vácuo com canudinho

O início deste passo a passo é bem parecido com o anterior, mas no lugar da bacia com água você vai precisar de um canudinho. E aqui vale qualquer canudo, dos que você encontra em restaurantes aos feitos de vidro ou inox, que são mais sustentáveis por serem reutilizáveis. Escolha o que você preferir e se prepare, porque você vai embalar o alimento a vácuo em apenas 5 passos:

1. Antes de mais nada será preciso colocar a comida a ser selada a vácuo em uma embalagem com zíper, da mesma maneira que fizemos no método anterior;

2. Deixe um pequeno espaço para a saída ou entrada de ar, de aproximadamente 1 ou 2 centímetros;

3. Nesse pequeno espaço, coloque o canudo e puxe todo o ar presente no saco;

4. Quando terminar, pressione a saída de ar, para evitar que ele entre de novo no saco, e o feche com cuidado;

5. Sua comida embalada a vácuo já está pronta para ser armazenada onde você preferir! Só lembrando que se você mora com outras pessoas talvez elas não curtam muito a ideia de você estar aspirando o ar do saco com o canudinho, então se for esse o caso só siga esse processo de selagem se a comida for só para você, ok?

Dica extra: Se não tiver um saco com fecho zip uma dica é usar um comum para embalar alimentos e cortar a abertura com uma faca quente, porque ela vai fazer os dois lados do plástico grudarem. Assim, basta deixar só uma pequena abertura para seguir este passo a passo. Para fechar, segure essa entrada para evitar que o ar entre e, com cuidado, corte com a faca quente para selar tudo de vez. Apenas tome bastante cuidado para não se queimar!

Selagem a vácuo dobrando

Essa dica não serve para qualquer tipo de comida, sendo indicada apenas para aquelas que não vão fazer sujeira ao serem pressionadas - por isso, evite feijão e comidas pastosas de uma forma geral e dê preferência às carnes. Ainda assim, dependendo do ingrediente que você tiver escolhido o efeito de vácuo pode não funcionar tão bem, mas a grande vantagem desta técnica é que ela é a mais rápida, já que não precisa de nada além de um saco de zip. O jeito é testar!

1. Coloque a comida desejada em um saco plástico de zip e feche quase completamente, mantendo apenas uma pequena abertura;

2. Vá enrolando o saco com a comida dentro. Você vai perceber que vai se formar uma espécie de bolha de ar, mas conforme for apertando ele vai saindo pelo buraco que você mesmo deixou aberto;

3. Quando já tiver chegado ao limite, passe o dedo na borda com força para tirar o restante do ar e feche o zíper;

4. Desenrole e você vai perceber que o ar saiu completamente. Caso queira embalar comidas mais pastosas vá com calma para ter certeza que ela não vai acabar vazando pela parte aberta.

Obs.: Essa dica vale também para embalar roupas e otimizar o espaço no armário ou na mala, caso você esteja indo fazer uma viagem. Neste caso, pode apertar com força que o ar sai completamente e você não corre o risco de danificar o que tem dentro, já que se trata de um tecido e não de uma comida.

Matérias: Alimentação

Ver mais