Economia do lar

Saiba como reduzir a produção de lixo com simples atitudes no dia a dia

Apostar em sacolas reutilizáveis é uma boa forma de reduzir a produção das plásticas
Apostar em sacolas reutilizáveis é uma boa forma de reduzir a produção das plásticas

Quantos sacos de lixo você joga fora por dia? E por semana? Com a facilidade em se livrar das coisas sem esforço acabamos não percebendo que estamos descartando cada vez mais coisa, o que não é nada bom para o meio ambiente. Ainda assim, com pequenas mudanças de atitudes no dia a dia é possível sim reduzir a produção de lixo e fazer a sua parte para deixar o planeta mais limpo. Quer saber por onde começar? Então siga as nossas dicas:

Reutilize o máximo que puder

A palavra de ordem para diminuir a produção de lixo é reutilizar. E isso vale para diferentes coisas! Sabe aquela comida de ontem que sobrou do almoço? Prepare uma nova usando os restinhos! Usou apenas um lado do papel? Guarde para usar o outro depois quando for preciso. Os potinhos de vidro de comida também podem ser usados para guardar outros alimentos ou objetos, assim como pilhas recarregáveis são mais indicadas que as comuns, já que podem ser usadas várias vezes. Em suma, vá pensando em tudo que você pode reaproveitar que o consumo de lixo por si só vai reduzir bastante.

Use sacolas reutilizáveis durante as compras

Por que levar as compras em sacolas plásticas se você pode carregar tudo em uma sacola reutilizável? Se não tiver uma em casa, uma boa notícia: vários mercados a vendem! Assim, você reduz a produção de sacolas plásticas, que por sua vez levam muito tempo para se decompor na natureza.

Dê adeus ao canudo de plástico

E por falar em plástico, é hora de dar adeus ao canudinho descartável, né? Hoje existem opções de metal, vidro, inox e até bambu! Todos reaproveitáveis e muito indicados para quem quer começar a produzir menos lixo. Além disso, é bom lembrar que boa parte dos canudos de plástico vão para o mar e colabora para a morte de diversos animais, o que inclui as tartarugas. Ao não utilizar esse produto você contribui para a preservação do meio ambiente.

Doe em vez de jogar fora

Esta dica vai principalmente para roupas, sapatos e acessórios em geral. Às vezes eles não estão cabendo - seja porque você ganhou/ perdeu peso ou porque a roupa encolheu/alargou - ou simplesmente não representam mais quem você é. Seja como for, que tal doá-la para outra pessoa? O que não combina contigo talvez tenha tudo a ver com alguém que você conhece ou mesmo pode ser usado por pessoas que estão realmente precisando. Não custa nada e você ainda vai fazer alguém feliz.

Conserte sempre que possível

E já que estamos falando em roupas, o que fazer quando encontrar uma com buracos, rasgos ou mesmo manchas? Bem, o ideal é tentar consertá-la, nem que para isso seja preciso tingir o tecido. A dica também vale para utensílios e equipamentos, que às vezes eles só estão com um pequeno problema e não precisam ter a lixeira como destino tão rápido.

Faça a comida em casa

Preparar a própria comida é outra maneira de reduzir a quantidade de lixo. Afinal, ao comprar os ingredientes in natura você evita jogar tantas embalagens fora. Isso não é uma opção para você? Neste caso procure locais para fazer a reciclagem dessas embalagens, porque embora isso não reduza a produção de lixo em si ao menos o seu consumo será mais consciente.

Matérias: Economia do lar

Ver mais