Alimentação

Você sabe congelar feijão? E legumes? Aprenda a usar o freezer a seu favor na hora de armazenar quentinhas

Congelar os alimentos é uma ótima forma de fazê-los durar mais tempo
Congelar os alimentos é uma ótima forma de fazê-los durar mais tempo

Para conservar as marmitas e alimentos no dia a dia, existe um segredinho simples e prático: basta congelar tudo dentro do freezer! Isso porque a comida congelada dura muito mais tempo e, assim, você não precisa ficar cozinhando o tempo todo. Se você adotar esse mecanismo pra vida, vai reparar que as marmitinhas congeladas te salvam em momentos que você menos espera (quando bate aquela fome, mas você tá sem tempo de preparar algo, por exemplo). E para te ajudar nisso, a gente separou algumas dicas de como congelar feijão, legumes e até mesmo marmitas prontas. Dá uma conferida nas vantagens de usar o freezer a seu favor!

Congele o feijão sem estar temperado

Se você não tem tempo de preparar uma comida fresquinha todos os dias, com certeza vai precisar recorrer à tática do congelamento. O bom é que não existe muito segredo para fazer isso da maneira correta! No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.

Outra dica que vai fazer muita diferença é deixar para temperar o feijão apenas quando você realmente for comer. Assim, ele dura mais tempo no congelador (pode ficar lá durante um mês) e também fica mais saboroso, já que o tempero vai estar fresquinho. Além disso, não se esqueça de prestar atenção na quantidade de feijão que você vai cozinhar por vez. Geralmente, 1 kg desse grão já serve para uma única pessoa comer durante uma semana toda.

Você pode congelar os legumes sem deixar que ele perca nutrientes

Você sabia que também dá para congelar legumes? Pois é, além do feijão e das carnes, eles também são superfáceis de conservar no freezer, basta seguir as etapas certas! Para congelar cenouras, chuchus, inhames, beterrabas e batatas, o mais indicado é realizar um processo de pré-cozimento: você deve primeiramente descascar, cortar e depois colocar os legumes em uma panela com água fervendo. Assim, o alimento vai ficar bem cozido e também mais limpo. Só não se esqueça de que cada tipo de legume tem um tempo de cozimento específico - por isso, o mais indicado é prepará-los separadamente.

Depois de ferver, tire os pedaços e os coloque em água fria corrente ou até mesmo dentro de uma bacia com água gelada. Logo em seguida, use uma peneira para apoiar os legumes e, assim, deixar a água escorrer bem. Quando eles estiverem mais sequinhos, coloque-os dentro de sacolinhas plásticas ou em potinhos, já na porção certa que você vai consumir por vez. A maioria dos legumes pode durar de 6 a 12 meses dentro do freezer - bem simples, né?

Deixe marmitas prontas dentro do congelador

Além de congelar o feijão e os legumes separadamente, você sempre pode montar marmitas de comida e deixá-las congeladas para a passar a semana toda: dá para conservar potinhos com macarrão, molho, arroz, feijão, carne etc. O lado bom de guardar a comida assim é que ela já vai estar prontinha para ser consumida - com a quantidade certa para o seu almoço e/ou jantar no dia. Você só precisa colocar a marmita no micro-ondas para esquentar e aí já pode partir para o ataque. Só uma dica final: armazene a comida em potinhos que possam ser esquentados no micro-ondas. Isso porque existem alguns tipos de plástico que não podem ser colocados nesse eletrodoméstico de jeito nenhum, portanto atenção!

O freezer também pode armazenar alguns congelados salvadores

O seu freezer também é o lugar ideal para armazenar sorvetes, sobremesas e outros congelados que irão te salvar. As clássicas pizza e lasanha congeladas, por exemplo, fazem parte daquela categoria de comida pouco saudável, mas que são deliciosas e também quebram um galho quando você não tem mais nada na geladeira. Outra dica é também usar o freezer para congelar batatas fritas e até mesmo pães de queijo semiprontos. Com todas essas dicas, a gente tem certeza que você vai aproveitar superbem o freezer de casa!

Matérias: Alimentação

Ver mais