Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar o amarrotado das roupas e deixar as peças impecáveis
Cuide Bem 07/02/2019

Como tirar o amarrotado das roupas e deixar as peças impecáveis

Não tem jeito: tem roupa que parece simplesmente impossível de passar! A gente tenta, tenta, mas o amarrotado continua lá, nos lembrando da nossa falha constantemente. Para acabar com esse trauma na sua vida, nós preparamos um guia com formas de desamarrotar as roupas e deixar as peças com carinha de que acabou de sair da vitrine da loja. Se liga:

O amarrotado começa na lavagem

Antes de mais nada, vamos aprender como evitar esse problema. Nem todo mundo percebe, mas o primeiro passo para não ter roupas amarrotadas é prestar mais atenção no momento da lavagem. Achou que o amaciante era só para deixar a peça mais agradável ao toque? Nada disso! O produto, na verdade, evita justamente que ela fique tão amarrotada, já que dá mais maciez ao tecido.

Na hora de estender, não coloque muitas peças no varal

Se a roupa não ficar bem estendida no varal ela também vai amarrotar, o que pode ser péssimo, dependendo do seu tecido. Por isso, na hora que for colocar a roupa para secar evite amontoar várias, porque o ideal é que elas estejam bem esticadinhas. Além disso, use pregadores para deixar a peça em pé ao invés de dobrá-la ao meio. Caso contrário, ela vai ficar com uma grande listra de amarrotado na barriga que você talvez não consiga tirar com tanta facilidade.

Veja a etiqueta da roupa antes de passar

Ok, agora vamos ao problema em si. Embora muita gente corte a etiqueta da roupa por considerá-la incômoda é justamente ela que vai te ajudar a resolver o problema do amarrotado. Isso porque, ao saber do que a peça é feita, você pode ajustar o seu ferro para a temperatura correta. Em geral, roupas cujo amarrotado demora pra sair são feitas de algodão ou linho, e para isso será preciso colocar o ferro na sua na temperatura máxima.

Borrife água na roupa

Outro truque, que muita gente já faz de maneira automática, é borrifar um pouco de água na peça antes de passá-la. Acredite, ela não vai ficar molhada, porque o calor do ferro vai fazer o líquido evaporar rapidinho. Mas também não encharque a roupa! Borrife e passe e só borrife de novo quando a água anterior tiver secado. Você vai perceber que com o tempo os amarrotados vão sumindo. Gelo também pode funcionar muito bem, já que produz uma espécie de “choque térmico” no tecido, facilitando o processo de tirar o amarrotado. Se quiser algo ainda mais eficiente utilize um passa fácil no lugar da água, porque ele foi feito justamente com o propósito de facilitar a passagem de roupa.

Mantenha o ferro limpo

Acredite se quiser, mas tem gente que não gosta de usar o truque da água porque com o ferro sujo o líquido apenas acaba sujando a roupa. Por isso, é importante manter o utensílio sempre limpinho. Isso sem falar que a sujeira também pode entupir a saída de vapor, tornando o ferro não tão útil quanto poderia ser. Um truque para evitar esse problema é deixá-lo ligado e em pé por uns 2 minutos antes de usá-lo. Isso fará com que as sujeirinhas saiam antes que você tenha que usá-lo de fato.

Use uma tábua de passar

Embora passar na cama possa parecer uma ideia tentadora, apenas a tábua de passar será realmente eficiente na hora de desamarrotar as roupas. Isso porque, dependendo do tecido, ao passar um lado você acaba amarrotando o outro, e por mais que vire e desvire o problema vai continuar existindo. Já a tábua permite que você encaixe peças no meio dela, e com isso o tecido não entrará em contato com seu outro lado.

Use papel alumínio

Não, você não leu errado, o papel alumínio também é um aliado na hora de desamarrotar as roupas. Para isso, coloque um pedaço na tábua de passar, apoie um pano por cima e só então coloque a roupa que você quer desamarrotar. Neste caso nem é preciso enfiá-la na tábua, porque o papel alumínio ajuda a roupa a esquentar mais rápido, e com isso consegue desamarrotar os dois lados de uma vez só ou facilitar o processo de um lado mais complicado.

Como passar golas e mangas

Por fim, temos as golas e as mangas, duas partes da roupa que muita gente tem dificuldade em passar. No caso da primeira, a dica é virá-la do avesso, esticá-la bem e ir passando das pontas para o meio. Já em relação às peças com manga comprida, comece passando o punho para só então começar a subir. Se ela tiver um botão, como ocorre com as camisas sociais, deixe-o aberto e passe inclusive o ferro pelo meio da roupa enquanto isso for possível. Com um pouco de paciência vai ficar tudo lisinho!