Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpar ferro de passar é fácil! Os melhores truques para acabar com as manchas e deixá-lo como novo
Meu Lar 29/11/2018

Limpar ferro de passar é fácil! Os melhores truques para acabar com as manchas e deixá-lo como novo

Mesmo estando limpas, as roupas acabam transferindo alguns resíduos para os ferros de passar. Seja por conta da estampa, ou por um tecido alinhado na temperatura errada, o aparelho pode ficar com manchas na chapa pelo contato com o pano. A boa notícia é que acabar com esse problema pode ser mais simples do que você imagina! Manter seu ferro sempre limpo agiliza o processo de passar as peças e ainda ajuda a prolongar a vida útil do aparelho. Outra vantagem muito importante é que você não irá correr o risco de danificar suas roupas no processo. Então, se liga nas dicas de como limpar seu ferro corretamente:

Ferros antiaderentes não podem entrar em contato com materiais abrasivos

Antes de conhecer as receitinhas caseiras mais indicadas para higienizar o seu ferro, é preciso entender as regras do fabricante. Se você já não tem mais a embalagem do produto, ou o manual de instruções, a dica é identificar se a chapa do seu ferro é antiaderente. Nesse caso, é essencial evitar materiais abrasivos ou que possam danificar o teflon do aparelho durante a limpeza. A sugestão é umedecer um pano em água e higienizar a parte antiaderente toda vez que o eletrodoméstico for utilizado.

Ingredientes caseiros são ótimos aliados para limpar o ferro de passar

Quando as manchas escuras aparecerem no seu ferro, não precisa se desesperar! Você provavelmente tem todos os ingredientes necessários para a limpeza na sua despensa. A primeira dica é utilizar uma solução de água com detergente neutro e uma esponja macia para esfregar. Comece molhando completamente a esponja, depois esprema com a mão para tirar o excesso de água e, então, aplique um pouco de detergente neutro. Em seguida, esfregue os pontos manchados da chapa de ferro, fazendo uma pressão maior nos pontos mais sujos. Apenas não se esqueça de fazer isso com o ferro desligado da tomada, ok? O segredo para que a sujeira saia completamente é esfregar bastante com a esponja e, depois, passar um paninho seco para finalizar.

A segunda receita é uma pastinha simples de água e bicarbonato de sódio. Para fazer na sua casa, misture uma colher de sopa de água com duas colheres de sopa de bicarbonato. Passe a pasta na chapa do ferro e esfregue tudo com um pano ou com a parte macia da esponja, focando nas manchas. No final é só limpar toda a bagunça com outro tecido limpo. Essa dica é ótima para tirar manchas escuras mais resistentes!

Obs.: Algumas pessoas têm o hábito de limpar o ferro usando uma mistura de vinagre com sal. O problema é que, por ser um produto mais ácido, o vinagre pode acabar corroendo o metal a longo prazo. Por isso, o ideal é evitar usá-lo nesse tipo de limpeza.

Não esqueça do recipiente de água! Ferros a vapor exigem mais empenho na limpeza

Para manter o seu ferro bem limpinho, não adianta focar só na parte que entra em contato com a roupa. Os aparelhos a vapor contam com um recipiente de água que pode acumular sujeira caso não seja higienizada com frequência. E para evitar que o vapor suje suas peças, a dica é fazer a limpeza desse reservatório a cada mês.

Então, nunca deixe os resíduos se acumularem nessa região para que as saídas de ar não fiquem obstruídas! A receita para fazer a limpeza do recipiente de vapor é bem fácil de reproduzir. Basta encher o reservatório pela metade com vinagre de álcool branco e completar com água. Em seguida, ligue o ferro no máximo, deixe a parte de vapor ativada e mantenha o aparelho ligado até que todo o líquido evapore. Por fim, é só encher novamente apenas com água e esperar ela evaporar. Fácil, não?

Publicada em: 29/11/2018
Atualizada em: 06/10/2020