Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Papel alumínio não fica só na cozinha! Conheça diferentes usos para o produto
Meu Lar 27/11/2018

Papel alumínio não fica só na cozinha! Conheça diferentes usos para o produto

Se alguém te perguntasse para que serve o papel alumínio o que você responderia? Provavelmente que ele ajuda a assar algumas comidas que vão ao forno ou então para proteger o fogão de sujeira, mas você sabia que ele pode ser usado mesmo fora da cozinha? Pois é, tão importante quanto o papel filme, ele é um item certo em qualquer casa, seja na de famílias grandes ou de pessoas que moram sozinhas. Então, por que não aproveitar que ele já está no armário e usá-lo em outras tarefas da casa? Dá uma olhada em 6 formas de aproveitar a sua versatilidade:

Selar alimentos com a ajuda de um ferro de passar

Pense na seguinte situação: você abriu um pacote, usou parte do conteúdo e depois não tocou mais nele. As chances de a comida acabar estragando aumentam, certo? Afinal, mesmo botando um pregador para fechar a abertura ainda há a entrada de ar, e o problema continua. Mas e se você puder selar o buraco que você mesmo abriu? É aí que entra o papel alumínio!

Tudo bem que não dá para embalar a vácuo, mas ainda assim fechar a abertura é uma baita mão na roda. Para isso basta colocar envolver a parte a ser selada com papel alumínio e depois passar o ferro de passar quente em cima. É só deixar ele lá por alguns segundos e pronto! O plástico vai ter grudado no outro de novo e você vai poder deixar a comida guardada por um tempo a mais. Lembrando que essa dica não é exclusiva para alimentos! Pode replicar a dica em qualquer pacote de plástico que você queira fechar.

Tirar ferrugem de superfícies cromadas

É claro que se o objeto está muito enferrujado é melhor jogar ele fora mesmo, mas se a ferrugem for pequena saiba que o papel alumínio pode ser um grande aliado para você se livrar dela! Primeiro, enrole um pedaço da forma que você achar que for mais fácil de segurar, seja fazendo uma bola ou amassando de outra maneira qualquer. Depois, esfregue ele bem na área que você quer ver livre de ferrugem. Pronto! Os pedaços laranja vão sumir como mágica. Vale apenas destacar que, em geral, essa dica funciona melhor em superfícies cromadas.

Passar a roupa e desamarrotar os dois lados mais rápido

Verdade seja dita, é um saco ter que ficar passando várias vezes a roupa até realmente se ver livre de todos os amarrotados. Por isso, pode comemorar, porque existe sim uma forma terminar a tarefa mais rápido! Para isso basta botar papel alumínio na tábua de passar, colocar um pano não muito grosso por cima e depois passar a roupa normalmente. O papel alumínio vai ajudar a esquentar o tecido, e por isso ao passar um lado da roupa o outro vai desamarrotar junto. Lembrando que seguindo essa dica você ganha tempo e ainda economiza na conta de luz.

Limpar ferro com plástico grudado

E por falar em passar roupa, ninguém merece ferro de passar que ficou sujo porque alguma coisa grudou nele! Afinal, isso muitas vezes acaba até manchando o tecido, o que só dá ainda mais raiva. Então, que tal deixar ele limpinho com a ajuda do papel alumínio? A dica aqui pode parecer estranha, mas acredite: funciona mesmo. Coloque em uma superfície lisa – preferencialmente uma tábua de passar – um pedaço de papel alumínio e espalhe bastante sal nele. Depois, passe com ferro – sim, é para passar o sal – na sua temperatura máxima. Manchas mais difíceis de tirar provavelmente vão sair, especialmente se elas foram causadas por plástico.

Criar funil ou bico de confeiteiro

Essa dica deveria entrar na lista de gambiarras que dão certo. Talvez você nunca tenha precisado de um funil na vida, e por isso não se preocupou em comprar um. Até o dia em que percebeu que ele é necessário para preparar alguma coisa e não sabe como improvisar. E agora? Mais uma vez, o papel alumínio é o seu grande salvador! Aqui é só, literalmente, fazer um cone com uma tira do produto. Aliás, essa dica também serve para quer confeitar alguma coisa e não aqueles bicos próprios para isso. Pode anotar que vale a pena!

Afiar faca e tesoura cegas

Mais fácil impossível! Se você precisa afiar aquela tesoura velha basta cortar alguns pedaços de papel alumínio com ela. Pois é, não dá trabalho nenhum! Em aproximadamente 10 cortes ela já vai estar afiada de novo. Pode fazer o teste! O mesmo vale para facas, só não esqueça de tomar cuidado com a superfície que fica embaixo da área de corte, ok?