Lavanderia

Você sabe para que servem as funções do ferro de passar? Aprenda a usá-las com eficiência

Alguns ferros de passar possuem mais funções que outros, mas nem por isso usar o aparelho deve ser um bicho de sete cabeças
Alguns ferros de passar possuem mais funções que outros, mas nem por isso usar o aparelho deve ser um bicho de sete cabeças

Tem quem goste de passar a roupa toda de uma vez só e quem prefira passar cada peça minutos antes de usá-la. Seja qual for o seu caso, uma coisa é certa: o ferro é um aparelho praticamente indispensável em qualquer casa. Mas será que você realmente sabe usá-lo da forma correta? Afinal, ele possui diversas funções, que podem confundir mesmo os que o usam há muito tempo. Quer se tornar um expert no assunto? Então entenda como usar o ferro de passar corretamente:

Ajuste a temperatura de acordo com o tipo de roupa

Alguns ferros de passar já vêm com a indicação da temperatura necessária para passar cada tipo de tecido. Os mais finos vão pedir, claro, menos calor, já que se ele estiver muito quente pode acabar estragando a peça. Já mais grossos dificilmente vão se ver livres sem o amarrotado se não estiverem praticamente na potência máxima. De uma forma geral, a ordem a seguinte: nylon, seda, lã, algodão e linho. No primeiro use a temperatura mais baixa e o no último a mais elevada.

Já se o seu ferro não vem com essas indicações, é só pensar que a lã é o meio termo, e o resto você precisa ajustar de acordo com o tipo de tecido. Só não se esqueça que é preciso ficar atento ao que diz a etiqueta, porque é ela que vai te dizer com precisão qual o material usado para fazer a peça.

Liberar mais vapor é uma boa ideia?

Também é possível que o seu ferro tenha funções a mais, como a de liberar mais vapor que o normal. Mas afinal, isso faz alguma diferença no resultado final? A resposta é: sim! Isso porque assim os amarrotados vão sair com mais facilidade, o que significa que você ganha tempo na hora que for parar para passar a roupa.

Vapor vertical evita que você tenha que colocar a peça na tábua de passar

Ainda tem os ferros que contam com a opção "vapor vertical". Não sabe o que é isso? Calma, a gente explica. É o seguinte: algumas peças são mais chatinhas de colocar na tábua de passar, como é o caso de cortinas, que em geral são bem grandes. Para não ter que tirá-la do lugar é só usar a função vapor vertical e "passar" usando apenas o vapor. Acredite: funciona! Lembrando que ela também serve para outros tipos de roupa, como um vestido que você não quer tirar do cabide, por exemplo.

Sistema de autolimpeza ajuda a manter o ferro limpo

Ferros mais modernos possuem também um sistema de autolimpeza, que, como o próprio nome indica, ajuda a limpar o aparelho. Nesse caso, ele expele possíveis impurezas pelos próprios buraquinhos do ferro, evitando que você acabe liberando uma sujeira que está dentro do tambor da água nas suas peças. Para usá-la o ideal é encher o aparelho de água e ativar a função, de forma que o líquido evapore e o seu vapor desobstrua as vias. Inclusive, usá-la pode evitar que a superfície do ferro sofra com manchas e que você tenha que tirá-las depois.

Matérias: Lavanderia

Ver mais