Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar mancha de vinho em roupas brancas e coloridas
Cuide Bem 22/01/2020

Como tirar mancha de vinho em roupas brancas e coloridas

Não tem jeito: beber uma taça de vinho no sábado a noite é delicioso, mas, se você não tiver cuidado, pode manchar toda a sua roupa. Se o vinho for tinto então, pior ainda! Mas não há nada que boas dicas de lavanderia não resolvam, não é mesmo? Por isso, nós separamos alguns truques de limpeza supersimples e eficazes que podem ser utilizados tanto em roupas brancas (ou claras) quanto em roupas coloridas. Dá uma olhada!

Para tirar manchas de vinho de qualquer tipo de roupa, seja ágil e use um tira manchas

Lidar com uma mancha fresca de vinho é muito mais fácil do que tentar salvar a roupa quando o resquício de vinho já estiver secado junto com o tecido. Então, se você deseja recuperar o tecido, não pense muito antes de agir! Pegue algumas folhas de guardanapo e coloque-as sobre a mancha. Em seguida, lave a roupa com água fria e sabão. Se a mancha ainda estiver ali depois isso, aplique um tira manchas, deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue normalmente. No fim, o segredo é não perder tempo.

Se a mancha ainda for recente, aplique a combinação de sal, vinagre de vinho branco e detergente neutro

Está sem tira manchas ou então o acidente ocorreu na casa de outra pessoa? Aqui vão alguns ingredientes especiais para lidar com as manchas de vinho (sobretudo nas roupas mais claras) e que você encontra com facilidade nas despensas: sal, vinagre e detergente. Este é o combo perfeito caso você deseje recuperar as suas roupas claras. Infelizmente, ele só é 100% eficaz enquanto o tecido ainda está úmido.

O passo a passo é bem simples. Primeiro, aplique o sal por toda a superfície da mancha e aguarde 2 minutinhos. Depois, enxágue a roupa apenas com água, despeje um pouco de vinagre sobre a região e esfregue bem. O último passo é aplicar detergente sobre o que restou da mancha e lavar a peça com sabão e água.

Se a mancha já estiver seca, opte por sal, limão e água fria

Para umedecer a mancha seca, deixe a roupa de molho em um balde com água fria e alguns cubos de gelo. Em seguida, torça o excesso de água, corte um limão ao meio e esprema uma das bandas por toda a área manchada. O suco ácido do limão deve liberar as partículas de vinho do tecido.

Por último, esfregue a mancha com sal (para que as partículas se dissolvam), esprema mais um pouco de suco de limão e, por fim, lave o tecido normalmente.

Obs.: Nunca utilize água quente em manchas de vinho.

Para remover manchas de vinho de roupas coloridas, utilize a mistura vinagre e bicarbonato de sódio

A solução mágica de vinagre + bicarbonato de sódio serve para muitas etapas de lavanderia. Uma delas é justamente cuidar as manchinhas. Para colocá-la em ação, basta misturar os dois ingredientes, aplicar a solução sobre a mancha e esperar agir. A única recomendação é que esse tempo não passe de 30 minutos – por ser ácida, a mistura pode acabar originando novas manchas. Fora essa ressalva, basta esfregar e lavar a roupa normalmente depois do processo.

Veja mais