Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar mancha de molho de tomate do tecido
Meu Lar 16/06/2020

Como tirar mancha de molho de tomate do tecido

Quem nunca sujou a roupa com molho de tomate enquanto comia um prato de espaguete? Pior ainda é quando resolve comer no sofá e os respingos caem no estofado! Pois é, muitas vezes eles acabam ficando no tecido e, por isso, é necessário lavar corretamente para não formar manchas definitivas. A boa notícia é que, com os produtos de limpeza certos, é possível tirar mancha de molho de tomate de tecidos distintos com bastante facilidade. Dá uma olhada nas dicas que separamos!

Tente limpar a mancha o quanto antes

Antes de tudo, é importante destacar que a limpeza da mancha fresca costuma ser bem mais simples – ou seja, quanto antes você se dedicar à remoção da mancha, mais facilmente ela sairá do tecido. Por isso, a nossa dica é não pensar muito antes de agir – assim que identificar alguma mancha de molho de tomate no tecido, tente lavar com rapidez.

Tire o excesso de molho com papel toalha, aplique detergente neutro e enxágue

Para iniciar a limpeza da mancha, você deve utilizar um papel toalha ou guardanapo para remover o excesso de molho. Pressione levemente o papel contra o tecido (tomando cuidado para não espalhar mais) e, então, coloque-o debaixo da água corrente. Aplique um pouco de detergente neutro no local da mancha, esfregue com os dedos (ou com uma escova) e, então, é só enxaguar.

Caso o molho de tomate esteja fresco no tecido, a mancha sairá com bastante facilidade. Mas, se for necessário, repita o procedimento e até deixe o detergente no local da mancha por 5 minutos antes de enxaguar. Depois, lave normalmente com sabão em pó ou líquido e prontinho!

Recorra a um tira manchas

Caso a mancha de molho de tomate esteja seca (ou não tenha saído completamente na etapa anterior), a nossa sugestão é recorrer ao tira manchas. Aplique o produto pontualmente na mancha, esfregue com uma escova e, então, espere cerca de 20 minutos. Depois, lave o tecido normalmente com água e sabão e coloque para secar. Geralmente, as manchas de molho de tomate saem bem com o detergente neutro – ou seja, é improvável que você precise do tira manchas para esse tipo de limpeza.

Você também pode usar uma solução de água, vinagre e bicarbonato de sódio

Em vez de usar um tira manchas, você pode preparar uma solução caseira simples que ajuda a remover diferentes tipos de manchas. Em uma bacia, coloque 1 litro de água, ½ copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, esfregue o local da mancha, deixe a roupa de molho por 20 minutos e, depois, é só lavar normalmente. Você também pode preparar uma solução de água, vinagre e um pouco de detergente que também funciona superbem!

Veja mais