Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar ferrugem de inox e evitar que ela volte a surgir
Meu Lar 17/07/2020

Como tirar ferrugem de inox e evitar que ela volte a surgir

Você sabia que superfícies e eletrodomésticos de inox (como fogão, geladeira e micro-ondas) podem ficar enferrujadas com o tempo? Apesar de ser um material mais resistente à presença de água e agentes corrosivos, o aço inox pode acabar ficando com alguns pontos enferrujados caso não seja cuidado da forma adequada. A boa notícia é que existem truques para tirar ferrugem de inox de forma simples – basta usar os produtos de limpeza certos e, depois, tomar algumas precauções na manutenção. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria com dicas de como tirar ferrugem de aço inox com mais facilidade e sem danificar o material. Confira!

Recorra ao vinagre branco para tirar ferrugem de inox

A principal dica para tirar ferrugem de inox de forma prática é usar vinagre branco. Esse produto faz com que a sujeira solte com facilidade e, assim, a limpeza se torna bem mais simples. Para limpar uma parte enferrujada do fogão, por exemplo, você pode jogar um pouco do vinagre, deixar atuando por algumas horas e, depois, esfregar com o lado macio de uma esponja ou flanela. Depois, é só passar uma esponja com um pouco de detergente para tirar o cheiro de vinagre e fazer uma limpeza mais profunda.

Caso a mancha de ferrugem seja recente (mais superficial) é possível que você até consiga remover sem precisar esperar o vinagre atuar por horas – basta esfregar o local com uma escova de dentes velha ou pano macio. Em contrapartida, caso a parte enferrujada esteja mais afetada, o mais indicado é esperar o vinagre atuar na superfície de inox por bastante tempo. Assim, quando você for esfregar a mancha, a parte enferrujada sairá com mais facilidade.

Bicarbonato de sódio também pode ser um grande aliado na remoção da ferrugem

A pasta de bicarbonato de sódio com água também funciona como um ótimo removedor de ferrugem, sabia? Assim como o vinagre, o bicarbonato consegue eliminar sujeiras com mais facilidade e faz com que a ferrugem solte sem muito esforço. O ideal é que você faça uma mistura com 1 xícara de água + 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, misture e, então, aplique no local enferrujado. Deixe a solução atuar por pelo menos 30 minutos e use uma escova de dentes velha para esfregar com mais precisão a parte enferrujada. Para finalizar, passe uma esponja com um pouco de detergente neutro e, em seguida, um pano seco.

Utilize um produto removedor de ferrugem em casos mais extremos

Em casos mais extremos – quando a parte enferrujada está muito espessa e de difícil remoção – a nossa dica é recorrer para um produto removedor de ferrugem. Neste caso, você deve tomar mais cuidado com o manuseio (usar luvas, de preferência) e seguir as instruções presentes na embalagem. Assim, é possível remover as ferrugens mais difíceis.

Como evitar que novas manchas de ferrugem surjam?

Para evitar que superfícies de inox fiquem enferrujadas, é muito importante tomar alguns cuidados no dia a dia. Após limpar o material, por exemplo, você deve deixá-lo bem seco (afinal, a umidade é uma das causas para a formação da ferrugem). Além disso, é de suma importância ter uma rotina de limpeza usando sempre os produtos certos. Caso utilize alguma substância corrosiva para o inox, pode desencadear o surgimento de algumas partes enferrujadas.

Veja mais