Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como organizar uma festa de doze anos: 7 dicas para um aniversário de pré-adolescente
Meu Lar 30/11/2021

Como organizar uma festa de doze anos: 7 dicas para um aniversário de pré-adolescente

Organizar uma festa de doze anos requer preparo e criatividade para que o evento fique perfeito. Além de se preocupar com os salgadinhos, docinhos e bebidas, por exemplo, é necessário pensar na decoração e em atividades para entreter a criançada. A boa notícia é que dá para fazer isso de forma econômica, elaborando enfeites em casa e dinâmicas criativas, que deixam tudo mais divertido. Quer saber como organizar uma festa de doze anos bem bonita e simples, gastando o menos possível? É só continuar lendo!

Como organizar uma festa de doze anos de forma eficiente

Existem alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de organizar uma festa de aniversário. Quando se trata de economizar, por exemplo, uma boa sugestão é preparar o bolo e os docinhos (como brigadeiros, casadinhos, cajuzinhos, cupcakes etc.) por conta própria, o que acaba saindo bem mais barato!

Mas, para isso, também é necessário levar em conta o número de pessoas convidadas para acertar nas quantidades, sem correr o risco de exagerar ou deixar faltar. Confira o nosso passo a passo para fazer um checklist de festa de aniversário:

1. Prepare a lista de convidados

Antes de tudo, o mais importante é definir a quantidade de pessoas que serão convidadas para a festa de aniversário. Aqui, o ideal é que você também faça um levantamento de adultos e crianças. Assim, caso você queira preparar algum brinde/lembrancinha para os pequenos, você já tem o número bem definido. Apenas depois de anotar os convidados e contar certinho você pode prosseguir com o planejamento.

2. Como organizar uma festa de doze anos simples: faça uma decoração com balões

No que diz respeito à decoração da festa, a melhor dica é consultar o aniversariante para fazer o tema e usar as cores que ele escolher. Mas, para economizar, o ideal é tornar esse processo o mais caseiro possível.

Você pode decorar o local com balões, fazer enfeites com papeis coloridos, glitter e cola quente, por exemplo. Como o aniversário é de doze anos, é bem possível que o aniversariante também queira participar do processo. Por isso, a nossa dica é: comece a fazer a decoração com bastante antecedência para que dê tempo de praticar o DIY (“Do It Yourself”) em casa.

3. Como calcular a quantidade de salgadinhos e docinhos

Outra etapa importante na organização da festa de doze anos é planejar o cardápio, o que envolve pensar nas variedades e quantidades. Para fazer uma festa bem tradicional e prática, uma boa dica é apostar nos salgadinhos e mini aperitivos: coxinha de frango, bolinha de queijo, quibe, mini pizza, mini hambúrguer, batata frita e por aí vai. Primeiro, defina todos os sabores e depois parta para as quantidades.

Para te ajudar nesse quesito, aqui vai uma dica de ouro: o mais indicado é estimar de 12 a 15 salgadinhos por pessoa, levando em conta as variedades – você pode planejar 5 coxinhas, 3 quibes, 3 bolinhas de queijo e 4 mini pizzas por cabeça, por exemplo.

Assim, em uma festa para 30 pessoas, o ideal é encomendar entre 360 a 450 salgados. Caso você queira oferecer mais variedades e aumentar as quantidades, calcule 18 salgados por cabeça. Dessa forma, em uma festa para 30 pessoas, você encomendaria 540 salgados.

No caso dos docinhos, a lógica é a mesma: comece pensando nos sabores que serão servidos e depois pense nas quantidades. Você pode preparar brigadeiros tradicionais, cajuzinhos e até docinhos gourmet (como brigadeiro de paçoca, palha italiana e outros).

Aqui, o ideal é que você calcule de 5 a 7 docinhos por cabeça. Ou seja, para uma festa com 30 pessoas, será necessário preparar de 150 a 210 docinhos de festa. Tente variar no cardápio para que a mesa também fique mais colorida. Se desejar, você também pode fazer 30 cupcakes, planejando um bolinho para cada pessoa na festa.

4. Separe refrigerantes e sucos para servir

Pensar nas bebidas é outra etapa fundamental do planejamento. Aqui, é importante buscar opções variadas para atender a todos – compre diferentes tipos de refrigerantes, sucos e água mineral, por exemplo.

Para acertar na quantidade, a nossa dica é calcular 500 ml de refrigerante ou suco por pessoa. Ou seja, uma garrafa de 2 litros pode atender 2 convidados. No entanto, planeje também cerca de 300 ml de água para cada pessoa, ok? Assim, fica mais fácil acertar nas compras, sem deixar faltar ou gastar demais.

5. Aposte em balas e guloseimas para decorar a mesa

Levando em conta que você está organizando uma festa de aniversário de doze anos, vale super a pena apostar em balas, chocolates e guloseimas que fazem bastante sucesso e, ainda por cima, deixam a mesa mais colorida.

Compre sacos de balas de gelatina, chocolates crocantes, bombons sortidos, marshmallows, pipocas prontas (basta distribuí-las em potinhos). A Qualitá, em especial, tem um acervo bem grande de doces e guloseimas que são ótimos para festas infantis. Vale a pena comprar sabores variados!

6. Como fazer uma festa de aniversário simples: prepare um bolo caseiro bem saboroso

Outra sugestão interessante para economizar é preparar o bolo de aniversário por conta própria. Você pode fazer a massa por conta própria (usar farinha de trigo, ovos, leite, açúcar, manteiga, chocolate em pó etc.) ou até recorrer a massas semi prontas.

A Qualitá, em especial, tem misturas para bolo de diferentes sabores, como chocolate, coco e baunilha. Para recheio e cobertura, você pode fazer brigadeiro e ganache de chocolate e ainda usar flocos crocantes, biscoitos e bombons para enfeitar.

O ideal é também pensar na quantidade de convidados para acertar no tamanho do bolo. Caso a festa seja maior, talvez seja necessário fazer um bolo com mais camadas, por exemplo. Para você ter uma ideia, um bolo redondo de 25 cm de diâmetro rende mais de 35 fatias. Já um retangular de 35 x 25 cm pode render mais de 45 pedaços. Fica a dica!

7. Separe músicas e prepare uma dinâmica com jogos e competições

Além de planejar a decoração e o cardápio, é fundamental pensar nas atrações da festa. Aqui, o ideal é fazer uma playlist com antecedência, colocando todas as músicas preferidas do aniversariante. Outra ótima dica é pensar em atividades – como, jogos de tabuleiro, disputas de mímicas e outras brincadeiras para a festa. Você pode planejar tudo isso com o aniversariante e, ainda por cima, separar algum prêmio para o vencedor (ou time ganhador) da dinâmica. Que tal?