Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Doces e salgados para festa: aprenda a calcular a quantidade ideal para os seus convidados
Meu Lar 15/02/2021

Doces e salgados para festa: aprenda a calcular a quantidade ideal para os seus convidados

Coxinhas, quibes, bolinhas de queijo, brigadeiros e beijinhos… São muitos os doces e salgados para festa que costumam estar presentes especialmente em aniversários. Mas, além de apostar numa boa variedade de comida, também é importante planejar bem a quantidade (de salgados, doces, bolo e bebidas, por exemplo) de acordo com os convidados. Para te ajudar nesse quesito, nós separamos dicas de como calcular a quantidade de docinhos e salgados para festa sem cometer erros. Confira!

Como calcular a quantidade de salgados para festa?

A principal dica para calcular a quantidade certa de salgado para festa definir uma média por pessoa. O ideal é estimar de 12 a 15 por cabeça, sempre levando em conta as variedades – ou seja, podem ser 5 coxinhas, 4 quibes, 3 bolinhas de queijo, 3 enroladinhos de camarão e por aí vai. Fica por sua conta estabelecer os tipos de salgado para festa que serão servidos! Seguindo essa média, em uma festa para 20 pessoas, por exemplo, o recomendado é encomendar entre 240 e 300 salgados. Dessa forma, dá para garantir que não vai faltar comida!

Obs.: Seguindo essa média estabelecida, basta multiplicar o número de salgados (12 ou 15) pela quantidade de convidados. Assim, é possível planejar festas grandes e pequenas sem cometer erros.

Como calcular a quantidade de docinhos para festa?

A quantidade de docinhos de festa servida – como brigadeiro, cajuzinho, beijinho e casadinho – também deve ser proporcional ao número de convidados. Uma boa dica é planejar entre 5 e 7 docinhos variados por cabeça para que, assim, a mesa de festa fique bem sortida e completa. Seguindo essa média, em uma festa para 20 pessoas, o ideal é preparar ou encomendar entre 100 e 140 docinhos.

Não se esqueça de também pensar no tamanho do bolo, que deve ser o suficiente para servir ao menos uma fatia por pessoa (lembrando que nem todos comem e, por isso, tende a sobrar um pouco). Um bolo de 1 kg, por exemplo, costuma servir bem 10 pessoas. Tendo isso em mente, é possível calcular de acordo com o número de convidados da sua festa. Outra dica interessante para incrementar a mesa de doces é também servir cupcakes decorados, balinhas, pirulitos e outras guloseimas.

Para acompanhar doces e salgados para festa, faça uma média de quantos refrigerantes devem ser comprados

Além de calcular a quantidade de salgados e doces, não se esqueça de também pensar nas bebidas da festa. O ideal é estimar cerca de 500 ml de refrigerante por pessoa – ou seja, uma garrafa de 2 litros da bebida pode suprir o consumo de 4 convidados. Vale lembrar que nem todos tomam refri e, por isso, uma boa dica é diversificar no cardápio de bebidas, incluindo sucos, garrafas de água e, quem sabe, até cervejas. Assim, a festa fica bem completa!

Mini salgado para festa: conheça as opções da Qualitá

Você sabia que a Qualitá tem opções de salgados para festa congelados? Pois é! Seja para pequenas reuniões entre amigos ou até para festas de aniversários maiores, você pode escolher entre coxinha ou bolinha de queijo e agradar em cheio a todos os convidados sem abrir mão da praticidade.

Publicada em 15/02/2021

Atualizada em 13/01/2023