Economia do lar

Doces e salgados para festa: aprenda a calcular a quantidade ideal para os seus convidados

Para calcular a quantidade certa de salgados para festa, uma boa dica é estimar entre 12 a 15 unidades por convidado
Para calcular a quantidade certa de salgados para festa, uma boa dica é estimar entre 12 a 15 unidades por convidado

Coxinhas, quibes, bolinhas de queijo, brigadeiros e beijinhos… São muitos os salgados e doces que costumam estar presentes nas festas, especialmente as de aniversário. Mas, além de apostar numa boa variedade de comida, também é importante planejar bem a quantidade (de salgados, doces, bolo e bebidas, por exemplo) de acordo com os convidados. Para te ajudar nesse quesito, nós separamos dicas de como calcular a quantidade de docinhos e salgados para festa sem cometer erros. Confira!

Como calcular a quantidade de salgados para festa?

A principal dica para calcular a quantidade certa de salgadinhos é definir uma média por pessoa. O ideal é estimar de 12 a 15 por cabeça, sempre levando em conta as variedades - ou seja, podem ser 5 coxinhas, 4 quibes, 3 bolinhas de queijo, 3 enroladinhos de camarão e por aí vai. Fica por sua conta estabelecer os sabores de salgados que serão servidos! Seguindo essa média, em uma festa para 20 pessoas, por exemplo, o recomendado é encomendar entre 240 e 300 salgados. Dessa forma, dá para garantir que não vai faltar comida!

Obs.: Seguindo essa média estabelecida, basta multiplicar o número de salgados (12 ou 15) pela quantidade de convidados. Assim, é possível planejar festas grandes e pequenas sem cometer erros.

Como calcular a quantidade de docinhos para festa?

A quantidade de docinhos de festa servida - como brigadeiro, cajuzinho, beijinho e casadinho - também deve ser proporcional ao número de convidados. Uma boa dica é planejar entre 5 e 7 docinhos variados por cabeça para que, assim, a mesa de festa fique bem sortida e completa. Seguindo essa média, em uma festa para 20 pessoas, o ideal é preparar ou encomendar entre 100 e 140 docinhos.

Não se esqueça de também pensar no tamanho do bolo, que deve ser o suficiente para servir ao menos uma fatia por pessoa (lembrando que nem todos comem e, por isso, tende a sobrar um pouco). Um bolo de 1 kg, por exemplo, costuma servir bem 10 pessoas. Tendo isso em mente, é possível calcular de acordo com o número de convidados da sua festa. Outra dica interessante para incrementar a mesa de doces é também servir cupcakes decorados, balinhas, pirulitos e outras guloseimas.

Faça uma média de quantos refrigerantes devem ser comprados

Além de calcular a quantidade de salgados e doces, não se esqueça de também pensar nas bebidas da festa. O ideal é estimar cerca de 500 ml de refrigerante por pessoa - ou seja, uma garrafa de 2 litros da bebida pode suprir o consumo de 4 convidados. Vale lembrar que nem todos tomam refri e, por isso, uma boa dica é diversificar no cardápio de bebidas, incluindo sucos, garrafas de água e, quem sabe, até cervejas. Assim, a festa fica bem completa!

Matérias: Economia do lar

Ver mais