Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 03/09/2020

Como limpar trempe de fogão e deixá-la livre de gorduras

Ficar com a trempe de fogão cheio de gorduras é extremamente desagradável, não é mesmo? Quem tem o hábito de cozinhar em casa todos os dias, sabe que pode ser um verdadeiro desafio limpar essa parte do aparelho. Mas para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos um guia prático e supersimples de como limpar trempe de fogão e deixar as grades removíveis livre de gorduras. Dá uma olhada nas dicas!

Limpe a trempe de fogão pelo menos a cada 10 dias

Você sabia que uma das melhores formas de evitar o acúmulo de gorduras no fogão é criar uma rotina de limpeza? Esquece aquela velha história de limpar o aparelho somente quando ele estiver em um estado crítico! Para manter a trempe do fogão sempre limpinha, você deve limpá-la a cada 10 dias ou logo depois de preparar receitas com uma grande quantidade de gordura (que levam muito óleo e manteiga, por exemplo). Assim, as grades do aparelho não ficarão mais cheias de gorduras.

Use um bom limpador desengordurante

Recorrer a um bom produto desengordurante para a limpeza do fogão pode te ajudar a resolver o problema da gordura com facilidade, sabia? Você só precisa ter cuidado para não se machucar durante o uso, ok? Afinal, esses produtos costumam ser mais potentes que um limpador multiuso comum – por isso o indicado é usar uma luva de limpeza.

Para limpar a trempe de fogão com o desengordurante, aplique o produto com o lado macio de uma esponja (ou com um pano de limpeza), espere agir por alguns minutos e faça uma solução de 500 ml de água com 10 ml de vinagre branco para lavar as grades depois que o produto fizer efeito. Para finalizar a limpeza, seque bem com um pano limpo e reencaixe as peças no fogão.

Quando a trempe não estiver muito engordurada, aplique uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio

Se a grade do seu fogão estiver levemente engordurada, mas ainda distante daquele aspecto encardido, a melhor dica é apostar na clássica mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Basta colocar uma pitada de  bicarbonato em 500 ml de água, acrescentar duas colheres (sopa) de vinagre e colocar a solução em um borrifador. Depois, borrife o conteúdo sobre a trempe, deixe agir por uns 5 minutinhos e lave normalmente com água, o lado macio da esponja e detergente neutro.

Veja mais