Limpeza

Como limpar móveis de madeira sem danificar o material

Para limpar móveis de madeira, uma boa dica é usar o limpador com brilho de madeira ou um pouco de detergente neutro
Para limpar móveis de madeira, uma boa dica é usar o limpador com brilho de madeira ou um pouco de detergente neutro

Limpar os móveis de madeira da casa não precisa ser uma missão complicada, sabia? Basta recorrer aos produtos de limpeza certos e tentar ao máximo manter o material longe da umidade. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas para fazer faxina em mesas, cadeiras, armários e diferentes mobílias de madeira ou MDF. Assim, você não corre o risco de errar na limpeza. Confira!

Recorra aos limpadores de madeira

Para preservar o móvel, o mais indicado é usar um limpador de madeira - produto específico para remover as sujeiras do material sem danificá-lo. Coloque um pouco do limpador em uma pano macio e, então, esfregue toda a extensão do móvel. A Qualitá disponibiliza um limpador para madeira com brilho que pode ser usado tanto na limpeza de pisos quanto de móveis (mesas, armários e cadeiras). Você não precisa diluir o produto, basta aplicá-lo diretamente no material.

Use um pouco de detergente neutro

Caso você não tenha um limpador específico para madeira em casa, a nossa sugestão é recorrer ao detergente neutro. Esse produto consegue remover manchas de gorduras e outras sujeiras que ficam impregnadas nos móveis sem danificá-los. Para realizar a limpeza, use um pano umedecido ou o lado macio de uma esponja, coloque algumas gotinhas de detergente e, então, é só esfregar o móvel. Em seguida, passe um pano seco e macio para remover o produto. Assim, você também tira o excesso de umidade e preserva melhor a madeira - prontinho!

Obs.: Vale destacar que, na limpeza de móveis de madeira, o ideal é evitar o uso de água e utilizar uma quantidade pequena de detergente.

Prepare uma solução de água, sabão líquido e álcool

Além de usar detergente na limpeza dos móveis, você também pode dar uma chance para soluções mais elaboradas. Em um balde, coloque 1 litro de água, 2 colheres de sopa de álcool e 2 colheres de sopa de sabão líquido. Misture bem, mergulhe um pano macio na solução e torça para tirar o excesso de produto. Em seguida, esfregue os móveis e, para finalizar, use uma flanela seca e macia.

Passe óleo de jatobá para conceder brilho aos móveis

Além de fazer uma limpeza profunda com os limpadores que recomendamos, outra dica interessante é passar óleo de jatobá na madeira para conceder brilho e garantir durabilidade ao material. Você pode passar esse produto uma vez por mês - basta usar um pano macio para espalhar bem. Não tem erro!

Matérias: Limpeza

Ver mais