Limpeza

Tem móveis de madeira em casa? Aprenda maneiras fáceis de remover as manchas e evitar o problema no futuro

Lustra-móveis é o melhor produto para impedir que as manchas apareçam de novo nos móveis
Lustra-móveis é o melhor produto para impedir que as manchas apareçam de novo nos móveis

Decorar a casa com móveis de madeira é a opção perfeita para quem ama um visual rústico! Mas, apesar de lindos, não dá para ignorar o fato de ser bem incômodo remover as manchas que podem aparecer neles ao longo do tempo - ainda mais se você não é nenhum expert no assunto.

Porém, isso não significa que a melhor opção é deixar esse estilo de decoração para lá e escolher outro tipo de móvel. Recorrendo a alguns truques simples, você aprende a remover qualquer tipo de mancha sem dor de cabeça e ainda evita que o problema apareça novamente.

Lustra móveis é o produto básico para quem tem móveis de madeira

Se você decidiu decorar a sua casa com móveis de madeira o lustra móveis não pode faltar entre seus produtos de limpeza. É que ele é o aliado número 1 para manter sua estante, cama, mesa ou qualquer outro móvel com o brilho em dia e livre de manchas - graças à sua composição que conta com uma mistura de óleos.

Mas, para acabar não vendo o problema voltar, é bom ficar atento! Ao invés de usar o produto todos os dias, faça apenas uma vez ao mês ou assim que uma mancha nova aparecer, e deixe o pano com água para a limpeza diária.

Misturinha de água com vinagre ou detergente neutro ajudam a remover manchas mais insistentes

Por mais que o lustra móveis seja o produto mais lembrado para resolver o problema das manchas simples, em algumas situações, vale recorrer a algumas misturinhas caseiras para remover as marcas mais insistentes.

Para tirar manchas de gordura, por exemplo, você pode preparar uma solução de água com vinagre e umedecer um pano para fazer a limpeza. Já para tirar marcas que parecem grudadas na madeira - como as que são causadas por cola, por exemplo - a dica é usar água com detergente neutro diretamente no local que está prejudicado.

Truque com pano úmido e ferro de passar também ajuda a eliminar as marcas do móvel

Você sabia que também dá para usar o ferro de passar roupas a seu favor? Junto com um pano úmido, ele é um ótimo aliado para remover as marcas mais profundas dos móveis de madeira. Esse truque vale principalmente para as manchas brancas geradas pelo calor, então é importante ficar atento ao tipo da sua.

O truque é o seguinte: umedeça um pano e coloque em cima da mancha. Depois, quando o ferro estiver em temperatura morna, passe por cima dele até perceber que a marca finalmente saiu. Lembrando que o processo deve ser feito rapidamente, então sempre verifique se a mancha está saindo ou não.

Como impedir que as manchas apareçam de novo?

Por mais que existam truques para recuperar o móvel, o melhor a fazer é evitar que as manchas apareçam novamente - tanto para te poupar nas tarefas de casa quanto para diminuir os riscos de comprometer a aparência da madeira com o passar do tempo.

Dentre os principais cuidados, está o uso de apoios para copos, pratos e qualquer outro recipiente com líquido no seu móvel. Além disso, também fica a dica de não deixar de usar o lustra móveis uma vez ao mês (ele ainda ajuda a repelir a poeira) e, se possível, tentar colocar tudo o que for de madeira o mais distante possível do sol - já que, com o tempo, a incidência dos raios solares pode fazer partes escurecerem.

Matérias: Limpeza

Ver mais