Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar liquidificador: o guia prático para quem ainda não sabe que essa tarefa é moleza
Meu Lar 06/05/2019

Como limpar liquidificador: o guia prático para quem ainda não sabe que essa tarefa é moleza

Você sabia que com o tempo o liquidificador vai acumulando restos de comida (principalmente nas lâminas)? Por isso, é muito importante que você faça uma limpeza adequada e não apenas lave-o como se fosse uma louça comum. Para que você não erre durante a lavagem desse eletrodoméstico, nós preparamos um guia bem prático e fácil de seguir. Confira!

Limpe a base com um pano macio

Na hora de limpar o liquidificador, o mais importante é tomar cuidado com a base, que possui a parte elétrica do eletrodoméstico. Por isso, é fundamental que você a mantenha sempre longe da água – basta usar um pano seco e macio para tirar as sujeiras da superfície. Você também pode usar um pouco de detergente neutro para tirar as sujeiras e até mesmo acrescentar bicarbonato de sódio – que limpa a base mais profundamente, mas sem desbotar ou corroer o material.

Para lavar lavar o copo, o passo a passo é bem simples

Apesar de a limpeza do liquidificador ser um pouco mais complexa que a das louças comuns (pratos, talheres e copos), também não é nada muito complicado. O mais importante é que você se certifique de que não há restos de comida grudadas no eletroportátil. Para lavar o copo e as lâminas, o passo é bem simples. Confira:

1. Deixe o copo encaixado na base, coloque água morna (pode ser da torneira), adicione um pouco de detergente neutro e bicarbonato de sódio. Depois, bata a solução na velocidade máxima para limpar bem o interior do copo;

Obs.: Muitas pessoas seguem apenas esse processo de lavagem, que é bem simples e rápido de fazer. No entanto, você pode seguir o resto do passo a passo e fazer uma limpeza ainda mais caprichada.

2. Remova as lâminas internas (tomando cuidado para não se cortar) e deixe-as de molho em uma solução de água quente com bicarbonato de sódio. Assim, elas ficam mais brilhantes, livres de gorduras e restos de alimentos. Depois, lave-as com uma esponja e detergente neutro e coloque-as para secar;

3. Lave o copo novamente com uma esponja macia e detergente – lembre-se de esfregar bem os cantinhos e também de lavar a tampa. Depois, é só enxaguar e colocar no escorredor para secar.

Obs.: Na hora de guardar o liquidificador, você pode secar a parte de fora do copo com um paninho macio. No entanto, evite usar o pano na parte de dentro do eletrodoméstico para não correr o risco de o tecido enganchar nas lâminas.

Você também pode colocar o copo de liquidificador no lava-louça

Para quem tem máquina de lavar louças em casa, uma boa dica é usá-la para lavar o copo de liquidificador. No entanto, faça a primeira etapa da lavagem que citamos acima (coloque água, detergente e bicarbonato de sódio dentro do copo e bata na velocidade máxima). Depois, é só colocar o copo dentro da lavadora para fazer uma limpeza mais profunda. Bem simples, né?

Veja mais

Produtos relacionados