Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lava-louças ajuda a economizar? Tire todas as suas dúvidas sobre esse eletrodoméstico!
Meu Lar 03/04/2019

Lava-louças ajuda a economizar? Tire todas as suas dúvidas sobre esse eletrodoméstico!

Lavar a louça, definitivamente, não está entre as tarefas da casa mais divertidas, né? Para muitas pessoas, inclusive, é um sacrifício enorme essa rotina de lavar panelas, pratos e talheres todos os dias. Por isso, a aquisição de uma máquina lava-louças pode ser uma boa ideia – ela agiliza o processo de lavagem e faz todo o trabalho chato no seu lugar. Interessante, né? Para esclarecer dúvidas sobre esse aparelho, nós listamos alguns pontos bem importantes. Dá uma conferida!

Máquinas lava-louças costumam gastar menos água

Ao contrário do que muita gente pensa, a máquina lava-louças não gasta muita água durante a lavagem. Na verdade, o desperdício costuma ocorrer quando lavamos os itens manualmente porque muita gente deixa a torneira ligada muito tempo ou, então, demora demais na hora do enxágue. Uma torneira ligada durante 10 minutos, por exemplo, tende a gastar mais de 100 litros de água. Já uma máquina lava-louças eficiente utiliza até 8 litros de água por ciclo.

Método de lavagem evita danos nas louças

Outro ponto positivo da máquina lava-louças é que ela não corre o risco de quebrar ou danificar as louças, já que os itens ficam devidamente apoiados nos suportes – uma espécie de aramado que permite o encaixe de pratos, copos, talheres e até mesmo panelas grandes. Quando lavamos as louças manualmente – em especial as mais delicadas, como as de cerâmica ou vidro – existe um risco maior de elas trincarem ou até mesmo quebrarem.

Você deve usar um detergente em pó, próprio para a máquina

Na hora de colocar as louças para lavar na máquina, você também precisa colocar a dosagem indicada de detergente. Ou seja, é possível ter um maior controle da quantidade de produto usado. Quando a lavagem é feita manualmente, em contrapartida, é difícil medir o uso do detergente (pois cada um coloca a quantidade que quer). No entanto, é importante destacar que o produto usado na máquina é diferente do detergente comum – consiste em uma espécie de desengordurante em pó próprio para a lava-louças.

Devo sempre usar a máquina para lavar a louça?

A resposta para essa pergunta é não! A máquina lava-louças só deve ser utilizada quando houver uma quantidade considerável de itens para lavar. Ou seja, caso você precise apenas lavar a louça rápida do lanche ou o prato do almoço, o ideal é que faça isso manualmente. Assim, você não gasta toda a água da lavadora apenas para lavar uma quantidade pequena de louças, né?

É necessário enxaguar as louças antes de colocá-las na máquina?

Muitas pessoas têm o costume de enxaguar a louça (para tirar o excesso de sujeira) antes de colocá-la dentro da máquina. No entanto, esse hábito não é muito bom, pois, assim, você acaba gastando mais água sem necessidade.

As máquinas lavadoras de hoje em dia (mais modernas e eficientes) já possuem um sistema de pré-lavagem que serve, justamente, para dar esse enxágue inicial. Além disso, elas costumam lavar a louça com jatos de água quente, que facilitam a remoção de gordura e oleosidade dos itens. Ou seja, a única coisa que você precisa fazer é jogar os restos de comida na lixeira antes de botar os itens na lavadora – não tem erro!

Obs.: Você sabia que a lava-louças tem diferentes modos de funcionamento? Pois é, as máquinas mais modernas podem ser programadas de acordo com a louça que será lavada. Ou seja, dá para optar por um modo mais ameno na hora de lavar peças mais delicadas (como as taças de cristal, por exemplo).