Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuide Bem 03/02/2021

Como lavar biquíni, maiô e sunga

Ao voltar de um dia de praia ou de piscina é muito importante lavar bem as roupas de banho – assim, é possível tirar toda a areia, sujeiras e evitar possíveis manchas ou cheiros de mofo. Vale destacar, no entanto, que essas peças são mais delicadas e, por isso, devem ser lavadas sempre à mão (nunca na máquina de lavar) e preferencialmente com produtos mais suaves, como sabão neutro ou lava roupas líquido. Para te ajudar, nós preparamos um tutorial de como lavar biquíni, maiô e sunga de forma correta. Confira!

Passo a passo de como lavar biquíni, maiô e sunga

Para que a roupa de banho fique bem limpa (sem areia ou cloro da piscina), é muito importante usar os produtos e truques certos – realizando a lavagem e secagem adequada logo após voltar de um dia de uso. Confira o passo a passo que separamos:

1. Deixe a peça de molho na água por 15 minutos

Assim que você chegar em casa, é bem provável que o biquíni, maiô ou sunga esteja com uma boa quantidade de areia ou cloro de piscina. Por isso, uma boa dica é enxaguar a peça na água corrente e, então, deixá-la de molho em uma bacia com água por 15 minutos. Assim, a tendência é que o tecido solte a areia e possíveis sujeiras acumuladas.

2. Lave a peça com sabão de coco, lava roupas líquido ou detergente neutro

Após deixar a peça de molho, é necessário lavá-la com um produto suave – como detergente neutro, sabão de coco ou um lava roupas líquido (existem produtos da Qualitá bem cheirosos e neutros, como o lava roupas de coco, que são bastante indicados nesse caso). Esfregue suavemente a peça, sem torcê-la muito para não deformar.

3. Enxágue bem na água corrente para tirar o produto

É importante que você enxágue muito bem a peça para tirar completamente o produto. Caso fique algum resquício de sabão ou detergente no biquíni, por exemplo, o tecido pode ficar desgastado e deformado com o tempo.

4. Seque o biquíni, maiô ou sunga com uma toalha

Agora que a roupa de banho já está devidamente lavada e enxaguada, é necessário secá-la da forma correta. O mais indicado é tirar o excesso de água com a ajuda de uma toalha – em vez de torcer a peça com as mãos. Coloque o biquíni, maiô ou sunga dentro de uma ou entre duas toalhas e pressione suavemente.

5. Estenda em um local arejado

Para finalizar, você deve estender a roupa de banho em um local bem arejado e, de preferência, na sombra – assim, é possível evitar que o tecido desbote ou resseque com o tempo. Tire o biquíni, maiô ou sunga do varal apenas quando a peça estiver completamente seca e guarde no armário, lembrando de deixar o sutiã bem dobrado (e não amassado) para conservar melhor a peça.

Como tirar mancha de cloro de biquíni?

Além de fazer uma lavagem frequente das roupas de banho, é importante ficar atento para remover possíveis manchas que vêm com o tempo. Biquínis brancos, por exemplo, podem ficar encardidos ou com manchas de protetor solar e de cloro após o uso intenso na piscina. Nesse caso, prepare uma solução com 2 litros de água e 5 colheres de sopa de água oxigenada. Deixe a peça de molho por 20 minutos, depois enxágue e lave com detergente neutro. Não tem erro!