Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Não tem área de serviço ou quintal? Conheça 4 alternativas para colocar a roupa para secar
Meu Lar 14/12/2018

Não tem área de serviço ou quintal? Conheça 4 alternativas para colocar a roupa para secar

Nos apartamentos modernos, os ambientes costumam ser reduzidos e, muitas vezes, nem possuem uma área de serviço ou lavanderia. Nesse caso, fica difícil encontrar estratégias para estender as roupas e também instalar os itens necessários (como o tanque, a máquina de lavar e até mesmo os produtos de limpeza). Mas, como todo problema tem solução, aqui não é diferente: com os acessórios certos, sempre dá para descolar um espacinho para criar uma lavanderia improvisada. Por isso, a gente separou 3 dicas simples de como colocar as roupas para secar (mesmo quando você não tem uma área própria para isso). Dá uma conferida!

Instale um varal de parede no lado de fora da janela

Se você quer que as roupas sequem mais rápido (e sem invadir algum cômodo da casa), a melhor dica é instalar um varal de parede no lado de fora da janela. Ali, as roupas ficarão expostas ao sol o tempo todo e não vão influenciar na decoração do seu apê. Essa estratégia é muito usada por quem sofre com a falta de espaço, já que você não precisa de uma área específica para instalar o varal – basta fixá-lo no lado de fora da janela. Além disso, você também pode usar cabides para estender um número maior de roupas ao mesmo tempo e até mesmo prendedores próprios para meias e peças íntimas. Assim, você pode pendurá-los em um local com bastante sol para agilizar esse processo de secagem. Fica a dica!

Você também pode usar um varal de chão ou arara de roupas

Além do modelo de parede, que é superfácil de instalar, você também pode optar por uma alternativa móvel: o varal de chão portátil. Ele pode ser montado em qualquer lugar da sua casa, e a melhor parte é que você pode desarmá-lo sempre que ele estiver fora de uso. A nossa dica é montar o varal em algum canto que pegue bastante sol durante o dia (pode ser na sala, cozinha ou até mesmo no quarto). Assim, as roupas vão secar bem mais rápido do que o esperado e, depois, você já vai poder guardar o varal novamente. Outra alternativa interessante é destinar uma arara de roupas para estender as peças molhadas em cabides. As araras com rodinhas, inclusive, são perfeitas para esse caso: você pode facilmente deslocar as roupas para uma área com bastante sol. Desse jeito, as peças vão secar num piscar de olhos!

Varal suspenso no banheiro é solução para apartamentos bem pequenos

Se você não tem espaço para colocar mais nada no chão que tal usar o teto? Varais suspensos costumam ser muito utilizados em apartamentos que possuem área de serviço, e por isso são pouco cogitados por pessoas que não têm esse espaço em casa. Se esse é o seu caso, é melhor repensar, porque eles podem ser instalados no banheiro! Pois é, coloque um acima do seu box que você nunca vai ter que se preocupar com água pingando no chão. Fácil, né?

Máquina secadora: se dê ao luxo de secar as roupas sem precisar estendê-las

Se você não tem espaço suficiente para instalar um varal aberto, a nossa dica é apostar na secadora elétrica. Bem parecida com uma máquina de lavar, esse eletrodoméstico traz muita praticidade à rotina de lavagem das roupas. Você só precisa torcer as peças antes de colocá-las na secadora e, depois, a máquina já faz todo o trabalho por conta própria. Apesar de ser uma alternativa mais cara, esse é um investimento que vale super à pena (principalmente para quem mora em uma casa sem quintal, varanda ou qualquer área que bata sol). Você só precisa encontrar um espacinho para instalar a máquina dentro de casa: pode ser em um cantinho da cozinha, em uma área embutida da parede ou, até mesmo, em um armário feito apenas para a máquina e os produtos de limpeza.

Bônus: Você pode procurar por fontes alternativas de calor

Quando a gente não tem uma área de serviço ou varanda com bastante sol, a melhor alternativa é buscar por fontes alternativas de calor. Tem gente que até pendura as roupas atrás da geladeira, sabia? Só é importante tomar cuidado para não comprometer a ventilação do aparelho. Outra dica interessante é deixar um ventilador direcionado para as roupas, o que vai agilizar bastante o processo de secagem. Lembre-se também de deixar as peças sempre bem esticadas (e torça bastante antes de estender). Com todas essas alternativas, a gente tem certeza que as roupas vão secar bem mais rápido – e você nem vai precisar de uma área de serviço para isso!

Veja mais