Lavanderia

Como tirar mancha de protetor solar da roupa

Para tirar mancha de protetor solar da roupa, o ideal é lavar com detergente enquanto o produto ainda estiver fresco no tecido
Para tirar mancha de protetor solar da roupa, o ideal é lavar com detergente enquanto o produto ainda estiver fresco no tecido

Passar protetor solar no dia a dia, principalmente durante o verão, é um hábito muito importante para a saúde da pele. O único problema é que esse tipo de cosmético, por ser mais oleoso, tende a deixar manchas amareladas nas roupas - principalmente nas saídas de praia, blusas, biquínis e sungas brancas. A boa notícia é que, seguindo alguns truques de limpeza simples, é possível resolver o problema de forma bem eficiente! Aqui, nós separamos dicas de como tirar mancha de protetor solar da roupa sem fazer muito esforço e usando os produtos de limpeza certos. Dá uma olhada!

Como tirar mancha de protetor solar de forma eficiente?

A principal dica para remover o filtro solar do tecido com facilidade é atuar sobre a mancha quando ela ainda estiver fresca. Nesse caso, a tarefa se torna bem mais simples, pois não é necessário usar misturas mágicas ou deixar a peça de molho, por exemplo. Para te ajudar, nós listamos alguns truques de como tirar mancha antiga ou fresca de protetor solar. Confira:

Mancha fresca pode ser limpa com detergente comum

Caso a mancha de protetor solar seja recente, basta usar um pouco de detergente comum para realizar a lavagem. Comece removendo o excesso de filtro solar com um papel toalha e, então, umedeça bem o local da mancha. Em seguida, aplique uma gota de detergente, esfregue o ponto com os dedos e, se julgar necessário, use uma escova de dentes velha para limpar melhor. Continue esfregando o tecido com o detergente até que a mancha saia por completo.

Mancha antiga deve ser removida com bicarbonato de sódio ou vinagre branco

A melhor forma de amolecer manchas antigas de protetor solar é usando uma pasta de bicarbonato de sódio com água. Em um recipiente, coloque 1 colher de sopa cheia de bicarbonato e, então, vá acrescentando água aos pouquinhos e misturando. Quando a consistência estiver bem pastosa, aplique diretamente no local sujo e espere 30 minutos. Depois, esfregue com uma escova de dentes velha, enxágue e lave a roupa normalmente com sabão. Caso a mancha não saia por completo, basta repetir o processo.

Outra alternativa interessante para remover protetor solar da roupa é recorrer à solução de água com vinagre - que também ótima para desinfetar e tirar cheiros fortes. Em uma bacia ou balde, coloque 1 litro de água e 250 ml de vinagre branco. Deixe a roupa submersa na solução (principalmente o local da mancha) e espere 30 minutos. Depois, esfregue o local com uma escova macia e enxágue. Você também pode aplicar um pouco de sabão líquido na mancha para facilitar a remoção. Em seguida, lave toda a peça normalmente e prontinho!

Matérias: Lavanderia

Ver mais