Lavanderia

Como clarear roupa branca

Para clarear roupa branca, a melhor dica é recorrer a uma solução de água com alvejante com cloro
Para clarear roupa branca, a melhor dica é recorrer a uma solução de água com alvejante com cloro

Desencardir roupas brancas e tirar diferentes tipos de manchas (de comidas ou bebidas, por exemplo) nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque as sujeiras ficam mais aparentes nesse tipo de tecido e, muitas vezes, demoram mais para sair por completo. Por isso, é muito importante recorrer aos produtos de limpeza certos e utilizar alguns truques no processo. Vale destacar, por exemplo, que a água sanitária - um tipo de alvejante com cloro supereficiente - cumpre bem o papel de tornar as peças mais brancas. No entanto, ela nunca pode ser usada na lavagem de roupas coloridas, pois tende a remover os corantes e causar manchas definitivas no tecido. Para te auxiliar nesse quesito, nós separamos dicas de como clarear roupa branca de forma eficiente, sem cometer erros.

Dicas de como clarear roupa branca de forma correta

Existem diferentes misturas com alvejante, álcool, sabão e bicarbonato de sódio que podem ser muito úteis para clarear roupas brancas. Mas, para não errar nesse processo, é muito importante verificar as instruções presentes na etiqueta das roupas e também as recomendações de uso de cada produto (presentes na embalagem). Assim, você não corre o risco de expor as peças a compostos químicos muito agressivos. Confira duas soluções simples e muito eficientes para clarear roupa branca:

Deixe as roupas de molho na água sanitária ou outro alvejante com cloro

Se você está com dúvidas sobre como alvejar roupa branca de forma correta, aqui vai uma dica de ouro: o segredo é acertar as proporções ao diluir a água sanitária e, depois, ter atenção para não deixar as roupas de molho durante muito tempo. Assim, você evita que o tecido fique desgastado com o passar do tempo.

Antes de tudo, é importante que você lave bem as roupas (com sabão em pó e amaciante, por exemplo) e só depois inicie o processo de alvejar as peças. Assim, você remove todas as manchas e sujeiras com antecedência - antes de realizar de fato o processo de clareamento do tecido.

Encha um balde com água corrente (o suficiente para cobrir todas as roupas) e, em seguida, acrescente um pouco de alvejante. Para não deixar a mistura muito concentrada, o ideal é que você utilize 25 ml de água sanitária para cada litro de água. Agite um pouco a solução e, então, mergulhe as roupas (já limpas) no balde. Espere entre 10 e 15 minutos, tire as roupas e coloque-as para secar. Prontinho!

Obs.: É importante que você realize esse processo de clareamento apenas de forma esporádica (e não toda vez que lava a roupa, por exemplo). Isso porque, caso você exponha a peça ao alvejante com muita frequência, é muito provável que as fibras do tecido fiquem desgastadas. 

Faça uma solução de água, sabão em pó, bicarbonato de sódio e álcool

Outra ótima dica para clarear peças brancas de forma eficiente é usar uma mistura com diferentes produtos de lavanderia. O ideal é que você lave o tecido anteriormente para tirar o excesso de sujeira e otimizar esse processo. Encha um balde de água, adicione 1 colher de sopa de sabão em pó, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 120 ml de álcool líquido. Agite suavemente a solução, mergulhe as peças, esfregue algumas possíveis manchas pontuais e espere 1 hora. Passado esse tempo, basta tirar as roupas, enxaguá-las um pouco e levar para secar.

Matérias: Lavanderia

Ver mais