Limpeza

Alvejante com ou sem cloro? Saiba para que serve cada um deles

Alvejante com cloro deve ser usado apenas em roupas brancas, enquanto o sem cloro pode ser aplicado em peças coloridas
Alvejante com cloro deve ser usado apenas em roupas brancas, enquanto o sem cloro pode ser aplicado em peças coloridas

Na hora de eliminar manchas e sujeiras de diferentes tipos de roupas, uma boa dica é recorrer ao alvejante. Mas você sabia que existem duas versões principais desse produto? Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos uma matéria falando sobre as diferenças entre o alvejante com ou sem cloro. Assim, você não corre o risco de manchar alguma peça. Dá uma olhada!

Alvejante com cloro deve ser usado apenas em roupas brancas

Também conhecido como água sanitária, o alvejante com cloro é um produto abrasivo (mais agressivo) e precisa ser usado com os devidos cuidados. Ele pode ser usado apenas na lavagem de roupas brancas ou claras, auxiliando a remover manchas profundas. Caso seja utilizado em uma peça colorida, em contrapartida, ele atinge diretamente o corante, causando manchas definitivas na peça.

O alvejante com cloro também é ótimo para desinfetar outras superfícies, sendo indicado para a lavagem dos ralos e do vaso sanitário do banheiro - neste caso, ele ajuda a eliminar bem os microrganismos e sujeiras mais profundas. Vale destacar, no entanto, que esse tipo de alvejante deve ser usado raramente na lavagem das roupas, pois tende a corroer o tecido caso utilizado com frequência.

Obs.: Para remover as manchas das roupas brancas basta deixá-las de molho em uma solução de água com água sanitária por alguns minutos e, depois, é só lavar normalmente. Não tem erro!

Alvejante sem cloro é menos agressivo e pode ser usado em peças coloridas

O alvejante sem cloro é feito à base de água oxigenada e, por isso, é bem menos agressivo que a outra versão do produto. No entanto, o ideal é sempre verificar a etiqueta das roupas para garantir que elas podem ser lavadas com o alvejante. A versão sem cloro de uma forma geral pode ser usada na lavagem de peças coloridas e também ajuda a desinfetar e remover manchas - basta deixar as peças de molho por alguns minutos. Geralmente, essa versão do alvejante pode ser encontrada tanto na forma líquida quanto na em pó, basta escolher a sua preferida!

Alvejante pode ser misturado com o sabão em pó?

Não é muito indicado usar o alvejante (com ou sem cloro) junto com outros produtos, como o sabão em pó pois eles podem reagir mal e danificar o tecido. Por isso, o ideal é sempre deixar as peças de molho apenas com o alvejante e por um curto período de tempo - no máximo 15 minutos. Assim, é possível remover manchas sem causar danos definitivos nas peças.

Matérias: Limpeza

Ver mais