Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como acabar com os mosquitinhos das frutas com truques simples
Guia Culinário 07/06/2019

Como acabar com os mosquitinhos das frutas com truques simples

Uma das coisas mais chatas é ter que lidar com aqueles mosquitinhos de fruta, né? Eles são atraídos pelo doce dos alimentos (pela frutose, por exemplo) e ficam rodeando a fruteira o tempo todo. Mas para que você não tenha que ficar espantando esses insetos com a mão, nós separamos umas dicas de como evitar o surgimento dos mosquitos e de como se livrar deles. Confira!

Evite guardar frutas muito maduras

Para evitar o surgimento desses mosquitinhos, uma das principais táticas é não deixar as frutas amadurecerem muito. O ideal é que você as consuma o quanto antes, pois frutas muito maduras tendem a atrair ainda mais mosquitinhos e outros insetos. Tome cuidado, inclusive, para que nenhum alimento (fruta, legume ou verdura) passe demais e acabe apodrecendo! Este é outro fator que também favorece o surgimento dos mosquitinhos.

Jogue sempre os restos de comida no lixo

Outra dica importante é nunca deixar restos de comida no prato em cima da pia. O ideal é que você sempre jogue fora farelos, grãos de arroz, cascas e sementes de frutas. Assim, você evita o surgimento de insetos e deixa a cozinha muito mais limpa. Além disso, outro ponto importante é sempre esvaziar o lixo orgânico que fica em cima da pia. Que tal fazer compostagem em casa com os restos orgânicos? Você só precisa de uma composteira para reaproveitar cascas e restos de frutas e legumes.

Faça uma armadilha com açúcar, vinagre e detergente

Uma das melhores dicas para quem quer se livrar dos mosquitinhos é criar armadilhas eficientes. Para isso, prepare em um copo de vidro uma solução com bastante açúcar, vinagre e acrescente detergente no final. Com um garfo, misture bem o líquido até criar bastante espuma. Os mosquitinhos serão atraídos pelo açúcar, ficarão presos na espuma e acabarão morrendo dentro do copo. É uma boa armadilha!

Use plantas aromáticas para afastar os insetos

Você sabia que existem plantas aromáticas que funcionam como repelentes naturais? Muitas pessoas usam mudas de lavanda, manjericão, alecrim, citronela e louro para afastar insetos. Por isso, uma boa dica é cultivar essas plantas na cozinha ou ao menos espalhar folhas pela fruteira ou nas prateleiras. Assim, você consegue afastar possíveis insetos de uma forma mais natural.

Limpe os locais mais críticos da cozinha com vinagre

Caso você encontre focos de insetos na cozinha (na prateleira ou na fruteira, por exemplo), uma boa dica é limpá-los com uma solução de água e vinagre. Use uma flanela para esfregar bem os locais com insetos – essa é uma forma simples de desinfetar e também afastar outros insetos.

Obs.: Você também pode espalhar potes com cravo e folha de louro pelos locais com maior concentração de insetos. Essa, inclusive, é uma ótima tática para afastar traças que invadem sacos de grãos e sementes.